Como é o bicho do cravo?

Perguntado por: dcaetano6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

É verdade que o cravo é um bicho? Cravo não é um bicho que vive na pele humana. Trata-se de sebo acumulado dentro dos poros (folículos).

Entenda. Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

São seres microscópicos de oito patas que nascem, se alimentam, se acasalam e morrem nos poros e nas raízes dos pelos da face humana. Mas antes de sair para esfregar a pele com o primeiro sabonete que encontrar pela frente, saiba que esses minúsculos inquilinos não representam um grave problema.

Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.

O que acontece se não tirar cravos? Muita gente acredita que o surgimento dos cravos é algo natural do organismo e que vai sumir por conta própria. Acontece que não é bem assim que funciona. Os cravos são, na verdade, um tipo de acne e, como tal, se não forem removidos podem causar danos na pele ao redor do poro.

O que é a massa branca que sai do cravo? Os cravos são resultados do folículo piloso entupido. Essa região fica entupida por conta do acúmulo de sebo, que pode ser definido como uma massa branca, resultado do excesso de oleosidade da pele.

Os cistos sebáceos nas costas surgem na forma de caroços com pus, por conta da oleosidade da pele, cravos e acnes ou traumas na região. A formação desse sebo também pode ser estimulada se a sujeira do cabelo for transferida para as costas. Esse cisto costuma ser macio e se move ao toque.

Os cravos internos são chamados de comedões fechados. São cravos mais recentes que têm a camada da pele encobrindo, portanto, sua remoção torna-se mais difícil. Nesses casos, fazemos uma emoliência bem caprichada e utilizamos as lancetas (agulhas bem fininhas), que ajudam muito nessa remoção.

Espremer cravos e espinhas é um costume de muitas pessoas, mas é justamente o que nós, dermatologistas, não recomendamos! Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele.

O processo consiste em aquecer um pouco de água, colocá-la em uma tigela, deixar o rosto próximo ao líquido - mas sem encostar - e ficar ali por alguns minutos até que os poros se abram e fique mais fácil remover os cravos. Aqui, portanto, é importante tomar o devidos cuidados na hora de "espremer" os pontinhos pretos.

A dica principal é lavar o rosto pela manhã e também à noite, antes de dormir, com um sabonete ou gel de limpeza específico para pele oleosa e acneica. Também vale incluir na rotina de cuidados com a pele uma máscara facial anti-cravos e um esfoliante, para controlar a oleosidade da pele e remover as células mortas.

De acordo com a médica, “existem áreas na pele que têm uma predisposição maior à acne. Nela, milhares de folículos pilossebáceos microscópicos estão prestes a formar as lesões, que podem ser vizinhas umas das outras, dando essa percepção que a espinha apareceu no mesmo lugar”, esclareceu.

São eles:

  1. Lavar o rosto diariamente. ...
  2. Esfoliar a pele. ...
  3. Aplicar vapor na pele. ...
  4. Aplicar uma máscara de argila verde. ...
  5. Aplicar uma máscara relaxante de babosa. ...
  6. Usar um tônico natural. ...
  7. Aplicar o protetor solar diariamente.

A Limpeza de Pele Profissional ajuda a reduzir drasticamente a quantidade de ácaros presentes em nossa pele, mesmo que estejam em nossos poros. Pois são usados produtos capazes de mata-los, além de dilatar os poros para que eles fiquem expostos aos produtos químicos na limpeza de pele.

"Quem tem a pele mais oleosa e não recebe tratamento adequado pode fazer uma limpeza a cada 15 dias. Já uma pele mais bem cuidada pode ficar até quatro meses sem se preocupar em fazer uma limpeza profunda", acrescenta Carolina.

Na maioria dos casos, eles desaparecem em poucas semanas por conta própria. Diferente dos cravos brancos, miliuns não podem ser espremidos. Tentar fazer isso pode causar feridas na pele, deixar cicatrizes e causar infecções. Um dermatologista pode fazer a identificação apropriada.