Como é o beta na gravidez Anembrionária?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

A gravidez anembrionária é considerada uma gravidez “inviável”, pois não há possibilidade de o bebê nascer vivo. A maioria das mulheres apresenta sintomas típicos da gestação nas primeiras semanas da gravidez, inclusive com um aumento (temporário) nos níveis de hormônio beta hCG.

Normalmente, o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso, apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada. Aconselha-se que a gestante refaça o ultrassom em algumas semanas para saber como está a evolução.

Muitas gestantes se assustam ou ficam ansiosas pois o bebê não foi observado ao fazer o primeiro ultrassom obstétrico. Não conseguir observar o bebê nas primeiras semanas é normal, pois o embrião somente será observado no final da 5ª semana / início da 6ª semana de gestação.

Como a gravidez foi interrompida, os sintomas da gestação também desaparecem. Quando o aborto acontece devido a alguma infecção interna, a mulher também pode sentir um mal-estar generalizado, uma sensação de que está doente. Alguns sintomas são febre, dor no corpo, calafrios, moleza e desânimo.

Quando a mulher está nas primeiras semanas de gestação, os níveis hormonais de beta HCG se encontram acima de 25 mIU/ml. Porém, caso o exame aponte níveis hormonais entre 5 mlU/ml e 25mlU/ml, é recomendado realizar o teste novamente após três dias para que possa ser confirmada ou não a gestação.

Na verdade é possível sim descobrir uma gravidez através deste exame, porém na grande maioria dos casos NÃO é possível verificar uma gestação incipiente (inicial) em curso. O motivo é simples: não houve tempo hábil para o bebê crescer o suficiente para aparecer no ultrassom.

Isso ocorre porque, se a menstruação da mulher for regular, ela consegue calcular de quantas semanas está a partir do primeiro dia da menstruação. Porém, se ela tem o ciclo irregular e demora muito a ovular, o feto pode demorar mais a aparecer no ultrassom.

A partir do final da 6º semana de gestação já é possível que o feto seja avistado no saco gestacional, porém quando ocorre gravidez com ovo cego não se encontra o bebê, nem mesmo em saco gestacional com mais de 25mm.

Se o médico não visualizar o saco gestacional no útero durante o exame ou o hormônio não aumentar de uma maneira adequada, esses podem ser sinais da gestação ectópica.

Você fez o ultrassom bem cedo, por isso é normal ainda não conseguir ver o embrião. A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto.

Logo logo ele tomará feições humanas e poderá ser mais facilmente visualizado no ultrassom. Aliás, falando em ultrassom, algumas mulheres costumam fazer neste período da gestação. É comum que não se veja o bebê e somente o saco gestacional assim como a vesícula vitelina com 5 semanas de gravidez.

O tamanho da vesícula vitelina é muito superior ao do bebê nesta fase. Por isso, é possível não ver o bebê, mas somente ela no primeiro exame. Conforme avançam as semanas, o bebê supera o tamanho da vesícula, e aí, ficará aparente no exame de ultrassom.

O que é a gravidez anembrionada? A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

Apesar de existir os sintomas típicos, não existe regra. Pode ser que você não tenha enjoos no começo da gravidez e comece a sentir a partir da décima semana, pode ser que você não tenha sintomas na primeira gravidez e tenha na segunda, pode ser o contrário, que tenha sintomas na primeira e não tenha na segunda.