Como é o barulho de um rolamento ruim?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Os sinais mais perceptíveis de um rolamento do pinhão defeituoso em um veículo são: Ruído de zumbido: esse barulho durante a aceleração ou desaceleração em várias velocidades são em razão do rolamento do pinhão desgastado, isso porque ele gira várias vezes mais rápido do que o conjunto do suporte do veículo.

Uma roda com rolamento danificado pode travar em caso isso acontecer, o carro pode girar, capotar, perder a direção entre outros acidentes podem acontecer. Caso escute o ruído próximo as todas procure por uma auto elétrica em Vitória – ES.

esse ruído provocado também então pra te ajudar a identificar melhor ainda ruídos provocados aqui pelo rolamento costumam aparecer por volta de 40 quilômetros por hora acima. já e os provocados aqui pelos pneus escamados tem uma faixa ali de velocidade e costuma apresentar ele seja.

Alguns dos principais defeitos em rolamentos são:

  • Corrosões químicas;
  • Danos físicos causados por elementos estranhos;
  • Desalinhamento;
  • Descascamento;
  • Vibração excessiva e trepidação;
  • Queimaduras por corrente elétrica;
  • Dentre outros.

Em geral, o barulho de ferro raspando na roda dianteira significa: problemas no freio ou problemas no rolamento. Nos próximos tópicos vamos entender um pouco melhor como essas duas situações podem acontecer e o que fazer caso isso ocorra.

Em média, os rolamentos têm vida útil de 70 mil quilômetros rodados, mas, com a manutenção preventiva no tempo recomendado, esse prazo pode se estender.

Por isso é muito importante identificar e prevenir toda e qualquer falha em rolamentos. As causas mais comuns desses problemas estão relacionadas a lubrificação, contaminação, excesso de carga e uso incorreto.

Em resumo, o barulho ao virar o volante pode indicar problemas tanto na direção hidráulica quanto na direção elétrica. Para evitar problemas, realize a manutenção preventiva, siga as recomendações do fabricante e esteja atento aos sinais de falhas na direção do veículo.

Já quando o barulho vem da parte traseira do carro, pode ser um indicativo de que algum parafuso esteja solto ou que haja problemas no escapamento. Além disso, folga na fixação do macaco e do estepe também podem gerar ruídos na traseira do seu veículo.

A periodicidade de troca dos rolamentos de roda depende muito do quanto aquele veículo é usado: a recomendação da maioria dos fabricantes é substitui-lo a cada 20 mil quilômetros rodados. Dessa forma, os veículos que não são usados todos os dias demoram um tempo maior para precisar de novos rolamentos de rodas.

Rolamento é um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Serve principalmente para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias ou mancais de rolamento, por exemplo).

Isso quase sempre sugere baixos níveis de óleo na caixa de direção hidráulica. Em geral, o ruído se parece com um assobio. Normalmente, o barulho é acompanhado por uma maior rigidez na direção. Se você notar esses sinais, reponha o lubrificante imediatamente.

Problemas na correia dentada
Esse ruído é um indicativo de problemas na correia dentada, e geralmente aparece durante a partida e nos momentos de aceleração do veículo. O barulho pode indicar que há um ressecamento da corrente, ou até mesmo que houve algum tipo de afrouxamento do componente.

Um dos principais problemas que podem fazer com que o pneu emita um ruído é a falta de pressão adequada. Quando um pneu está murcho, sua banda de rodagem entra em contato com o asfalto de forma irregular, o que pode gerar ruídos. Além disso, a falta de pressão pode aumentar o desgaste do pneu.

Desgaste do rolamento
Remoção progressiva de material resultante da interação de duas superfícies de contato deslizantes ou de rolagem/deslizante durante a operação. O resultado de lubrificação inadequada ou da entrada de contaminantes. O material se transfere de uma superfície para outra com o calor do atrito.

Manutenção do material
Limpar todo o conjunto em contato com o rolamento, removendo cavacos, resíduos de lubrificante (óleo ou graxa), antes de instalar o componente novo. – Trocar o lubrificante de acordo com o plano de manutenção do equipamento, lembrando que o mesmo deve ser armazenado em local limpo e seco.

O primeiro dígito indica a série de largura ou altura (dimensões B, T ou H). O segundo dígito identifica a série de diâmetro (dimensão D). Os últimos dois dígitos da designação básica identificam o código do tamanho do furo do rolamento. O código do tamanho multiplicado por 5 resulta no diâmetro do furo (d) em mm.