Como é o barulho de rolamento de roda?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Quando temos problema no rolamento do carro, é identificado por um som áspero vindo das rodas, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas. O ruído aumenta de acordo com a distância que o carro percorre, mas não confunda o som do pneu desgastado com o problema no rolamento do carro.

esse ruído provocado também então pra te ajudar a identificar melhor ainda ruídos provocados aqui pelo rolamento costumam aparecer por volta de 40 quilômetros por hora acima. já e os provocados aqui pelos pneus escamados tem uma faixa ali de velocidade e costuma apresentar ele seja.

Uma roda com rolamento danificado pode travar em caso isso acontecer, o carro pode girar, capotar, perder a direção entre outros acidentes podem acontecer.

Em geral, o barulho de ferro raspando na roda dianteira significa: problemas no freio ou problemas no rolamento. Nos próximos tópicos vamos entender um pouco melhor como essas duas situações podem acontecer e o que fazer caso isso ocorra.

Em média, os rolamentos têm vida útil de 70 mil quilômetros rodados, mas, com a manutenção preventiva no tempo recomendado, esse prazo pode se estender.

Alguns dos principais defeitos em rolamentos são:

  • Corrosões químicas;
  • Danos físicos causados por elementos estranhos;
  • Desalinhamento;
  • Descascamento;
  • Vibração excessiva e trepidação;
  • Queimaduras por corrente elétrica;
  • Dentre outros.

Problemas relacionados
Outros fatores são a falta de manutenção de pneus, molas, amortecedores, alinhamento e peso excessivo, que influênciam diretamente na longevidade do rolamento.

Uma das falhas mais comuns é a lubrificação inadequada, feita em excesso ou com aplicação insuficiente. A sua especificação errada ou a mistura de materiais pode gerar incompatibilidade. A graxa ou o óleo devem ter boa procedência, livres de contaminações.

Isso quase sempre sugere baixos níveis de óleo na caixa de direção hidráulica. Em geral, o ruído se parece com um assobio. Normalmente, o barulho é acompanhado por uma maior rigidez na direção. Se você notar esses sinais, reponha o lubrificante imediatamente.

Alguns elementos que justificam isso: excesso de gás no compressor; falta de torque no compressor; tubulação de gás em atrito com demais componentes. Por isso, tenha atenção a esses elementos, e higienizando-os quando necessário.

Uma das maiores confusões do pneu fazendo barulho de rolamento é com o pneu desgastado por falta de rodízio. Quando um ou dois pneus ficam desgastados de maneira irregular, por causa da falta de rodízio, os proprietários começam a reparar em um barulho estranho vindo das estruturas.

Evite o travamento das rodas! Uma das consequências mais desastrosas em caso de uso do carro com os rolamentos danificados é o risco de travamento. A peça vai dar muitos sinais de problemas até o travamento. Entretanto, ela não escolhe quando vai parar definitivamente de funcionar.

Situados no eixo traseiro dos veículos, os rolamentos ficam instalados dentro dos cubos das rodas. Eles têm como objetivo deixarem que as rodas girem sem sofrer atritos. Assim, auxiliam na movimentação do carro. De modo geral, os rolamentos têm uma vida útil que gira em torno dos 70 mil quilômetros rodados.

Já quando o barulho vem da parte traseira do carro, pode ser um indicativo de que algum parafuso esteja solto ou que haja problemas no escapamento. Além disso, folga na fixação do macaco e do estepe também podem gerar ruídos na traseira do seu veículo.

Suspensão. Uma maneira fácil de saber que os amortecedores e a suspensão do carro precisam de manutenção é quando o veículo começa a apresentar trepidações constantes e perde a estabilidade. O barulho na suspensão se caracteriza por um “toc-toc” normalmente ao passar por lombadas ou acertar um buraco.

Sinais de desgaste das bieletas
Se houver algum problema na bieleta, os principais sintomas aparentes serão os ruídos ou barulhos na suspensão (o típico “tuc tuc”) e a instabilidade nas curvas. Esses sons são provenientes do desgaste dos componentes quando há folga na bieleta.

Problemas na correia dentada
Esse ruído é um indicativo de problemas na correia dentada, e geralmente aparece durante a partida e nos momentos de aceleração do veículo. O barulho pode indicar que há um ressecamento da corrente, ou até mesmo que houve algum tipo de afrouxamento do componente.

O rolamento tem a finalidade de diminuir o atrito quando as rodas giram, além de proporcionar mais velocidade. Dessa forma, quando alguém acelera o seu veículo, o rolamento entra em ação, permitindo um ritmo maior às rodas, inclusive de aeronaves.

Rolamento é um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Serve principalmente para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias ou mancais de rolamento, por exemplo).

Alguns profissionais explicam que, como esses rolamentos são montados aos pares, eles precisam ser ajustados e lubrificados com uma graxa específica, para não perderam a sua eficácia. Numa média, essa peça pode durar 70 mil km e aqueles instalados aos pares no eixo traseiro, devem ser verificados a cada 20 mil km.