Como é o barulho da máquina de ressonância magnética?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Durante o exame a máquina faz barulho. São sons de batidas contínuas e rápidas. Para minimizar esse desconforto você receberá protetores auriculares ou fones de ouvido para abafar o barulho, ou até, realizar o exame ouvindo sua música preferida.

A máquina de ressonância magnética é composta de uma maca e um comprido anel circular, de forma que o paciente se deita na maca e ela desliza em direção a esse anel.

É necessário evitar qualquer tipo de umidade na realização do exame. Por isso, certifique-se que seu cabelo ou alguma parte de seu corpo não estejam úmidos ou molhados. Isto também vale para cremes, hidratantes e produtos semelhantes.

3. Você estará em um ambiente tranquilo. Relaxar é o melhor remédio. “Entre outras medidas para gerar maior conforto, nós possibilitamos que, para os exames de ressonância magnética, os pacientes coloquem uma venda nos olhos, e escute uma música relaxante de fundo”, afirma o Dr.

Naqueles casos extremos de claustrofobia, verifique a possibilidade de usar um sedativo, para minimizar a ansiedade. Essa sedação não o fará dormir, mas sim relaxar durante o exame. A coisa mais importante para o paciente fazer é tentar ficar imóvel e relaxar.

A ressonância magnética deve ser feita preferencialmente sem sedação, afinal, a anestesia envolve riscos para o paciente. Contudo, a geração de imagens com qualidade suficiente para ser interpretadas depende da capacidade de o indivíduo examinado se manter imóvel durante todo o procedimento.

O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens. O equipamento cria então um campo magnético que funciona como um ímã, onde as moléculas de hidrogênio do nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O paciente deve ficar parado até que o teste acabe.

Crianças, idosos e pessoas que sofrem com claustrofobia podem se beneficiar da ressonância de campo aberto. Esse exame nada mais é do que uma variação da famosa ressonância magnética (RM), utilizada para obter imagens de partes internas do organismo.

Em geral, pode ser necessário que o paciente fique de 15 minutos a duas horas dentro do equipamento tradicional, o que mostra-se desafiador para determinadas pessoas. Veja abaixo quais são as situações em que a ressonância de campo aberto é a melhor opção para alcançar um diagnóstico preciso.

O paciente é posicionado dentro da máquina de ressonância magnética, onde permanecerá deitado. O exame dura em média 30 minutos e é necessário ficar imóvel até que seja finalizado. Algumas pessoas podem sentir um desconforto dentro da máquina por estarem em um espaço fechado, especialmente crianças e claustrofóbicos.

Uma ressonância magnética geralmente dura de 15 minutos a uma hora, mas as imagens são tiradas em uma série de conjuntos. Cada sequência contida num exame dura de 2 a 3 minutos, o exame pode variar dependendo da quantidade de sequências . Durante esse tempo o paciente precisa sim ficar totalmente imóvel.

- NECESSÁRIO JEJUM DE 4 HORAS, INCLUSIVE DE ÁGUA. A dieta pobre em resíduos deve ser mantida até o início do jejum, que tem de começar quatro horas antes do exame. -- ficar sem urinar na hora que antecede a ressonância.

A RMN não utiliza radiação ionizante (raio X), sendo, portanto, preferível à TC em crianças, grávidas e pacientes que necessitam de exames de imagem repetidamente. Até o momento não se identificou nenhum efeito colateral ou dano à saúde pela exposição ao campo magnético e às ondas de rádio gerados pela RMN.

O que eu irei sentir durante e após o exame de Ressonância Magnética? A maioria dos exames de RNM não são dolorosos. No entanto, alguns pacientes podem se sentir desconfortáveis por necessitarem permanecer parados ou por serem portadores de claustrofobia. A máquina pode fazer barulho.

9 Você pode manter os olhos fechados
Algumas pessoas simplesmente fecham os olhos antes de serem inseridos no tubo e os mantêm fechados durante o exame. Ao não ver o tubo, é mais fácil evitar a sensação de claustrofobia.

Entretanto, se a ressonância foi feita com uso de contraste, recomenda-se ingerir bastante água após o exame para ajudar a eliminar a substância mais rapidamente. Além disso, se foi utilizado algum sedativo, recomenda-se repouso durante todo o dia e não se deve dirigir nem operar máquinas.

A anestesia geral para ressonância magnética geralmente é feita de maneira balanceada – combinando anestésicos venosos e inalatórios. Inicialmente, o paciente recebe medicação por um acesso venoso, e depois é mantido anestesiado por meio da medicação inalatória.