Como é o amor saudável?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O amor saudável alimenta a autoestima, tem espaço para um diálogo maduro, a individualidade de cada um é respeitada e dá mais disposição ao casal.

Em relacionamentos íntimos e saudáveis, as pessoas compartilham um respeito mútuo. Eles não se humilham ou menosprezam um ao outro e oferecem apoio e segurança. Existem várias maneiras diferentes pelas quais os casais podem mostrar respeito um pelo outro.

Você provavelmente não tem um relacionamento saudável se um de vocês ou ambos: Apresenta timidez ao abordar tópicos muito sensíveis. Apela ou argumenta excessivamente quando as conversas não tomam o rumo esperado. Minimiza as verdadeiras opiniões para “ser legal” ou não “irritar o outro”

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

7 passos infalíveis para fortalecer a sua relação

  1. Saiam da rotina. ...
  2. Divirtam-se juntos. ...
  3. Elogie seu parceiro/a. ...
  4. Demonstre carinho e afeto. ...
  5. Mantenha a chama do sexo acesa. ...
  6. Cultive a amizade e a parceria no relacionamento. ...
  7. Mantenha a sua individualidade.

Características do Amor Patológico
Atitudes para reduzir ou controlar o comportamento de cuidar do parceiro são mal-sucedidas; – É despendido muito tempo para controlar as atividades do parceiro; – Abandono de interesses e atividades antes valorizadas; – O quadro é mantido, apesar dos problemas pessoais e familiares.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

10 Regrinhas para a convivência do casal! E muito amor acima de tudo

  1. Dedicação sempre. Casais no início do casamento tendem a acreditar que depois do "sim" tudo será um conto de fadas. ...
  2. Respeitem a individualidade do outro. Sim, vocês são um casal, mas antes disso são indivíduos. ...
  3. Namorados para sempre. ...
  4. Confiança é a chave.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

O relacionamento saudável precisa de alicerce. Amor, respeito, admiração e companheirismo são pilares fundamentais para que a relação dê certo. Entretanto, muitas pessoas tem a ilusão de que somente o amor pode manter uma relação.

É aquele tipo de relação em que há respeito, autonomia, carinho, atenção e liberdade em doses equilibradas. Para usar uma palavra da moda, é aquela relação “leve”, sem tantas pressões e cobranças desmedidas, que acabam consumindo a energia e tirando a vitalidade de quem sofre com elas.

Para qualquer casal ser feliz o respeito precisa fazer parte do relacionamento. O respeito está nas pequenas coisas, que por vezes esquecemos no dia a dia. Como por exemplo, respeitar o espaço do outro, a integridade física e psicológica, e claro, sempre se manter fiel ao parceiro.

Quatro pilares de um relacionamento de sucesso

  • “O amor acabou”. O amor nunca acaba, o que acaba são as ações que o fazem existir. ...
  • “A amizade acabou”. A amizade só acaba quando falta tempo de qualidade para que exista. ...
  • “O sexo acabou”. Voltem a fazer o que faziam no começo da relação, e o sexo nunca acabará.

Definitivamente, não deve ser confundida com o 'triângulo amoroso' mais conhecido, a teoria triangular do amor define os três pilares que produzem uma parceria amorosa completa e bem-sucedida: intimidade, paixão e comprometimento.

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Em resumo: o amor é construído por aqueles que estão na relação, e não é um sentimento que simplesmente surge do nada para desaparecer tão rápido logo depois. Construído de maneira conjunta, e lapidado durante o passar do tempo para que continue a existir de maneira saudável.

As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman

  • Palavras de afirmação;
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

Amar intensamente uma pessoa jamais será um problema por si só. Em algumas situações, como o amor materno, esse sentimento pode levar a sacrifícios pessoais. O amor fraterno ou conjugal pode levar um indivíduo a doar um órgão para a pessoa amada. Tudo isso ocorre sem que saia da esfera da normalidade.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física, que é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio.

Dicas para ter um relacionamento duradouro

  1. Priorize o diálogo. O diálogo é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um relacionamento e, ainda, para outras áreas da vida. ...
  2. Faça acordos. ...
  3. Não durma com raiva. ...
  4. Demonstre apoio ao cônjuge. ...
  5. Tenha confiança no outro. ...
  6. Respeite as diferenças. ...
  7. Passe tempo de qualidade juntos.