Como é morar em uma chácara?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A mobilidade também é facilitada e o tempo de deslocamento muito menor, já que o trânsito nessas regiões costuma ser bem menos caótico. E engana-se quem pensa que morar em uma chácara é apenas para quem está acostumado a uma vida mais rural.

São várias as opções que os proprietários têm para fazer de seu imóvel rural uma fonte de renda

  1. Criação de peixes. ...
  2. Criação de abelhas. ...
  3. Criação de pequenos animais. ...
  4. Produção de leite bovino. ...
  5. Cultivo de frutas e hortaliças. ...
  6. Cultivo de outras plantas.

6 dicas para comprar uma chácara

  1. Observe o estado de conservação. A primeira coisa que você precisa observar antes de comprar uma chácara é o estado de conservação da propriedade. ...
  2. Avalie a localização. ...
  3. Considere o tamanho. ...
  4. Calcule os gastos fixos. ...
  5. Pesquise bastante. ...
  6. Conte com uma imobiliária.

Ter uma chácara em condomínio fechado é semelhante a ter uma casa neste tipo de empreendimento. Afinal, estamos falando de uma determinada área dividida em lotes distribuídos em diversos proprietários. O estabelecimento de condomínios fechados são regulamentados pela prefeitura da cidade em questão.

Confira quais são abaixo:

  1. 1 – Construa lagos e cascatas. ...
  2. 2 – Pedras para deixar o ambiente mais bonito. ...
  3. 3 – Grama sintética para manutenção mais barata. ...
  4. 4 – Muitas árvores pelo lugar. ...
  5. 5 – Cantinho para curtir ao ar livre. ...
  6. 6 – Tenha uma entrada personalizada.

De acordo com Campos, o sítio é um pedaço de terra um pouco maior que a chácara e mais afastado da cidade. “O sítio já é maior que a chácara, fica fora das imediações da cidade, e tem até 10, 15, 20 hectares. São de pessoas que moram na cidade e no fim de semana praticam uma atividade rural”, diz o secretário.

Para as fachadas de casas de chácara procure utilizar materiais de construção como pedras, madeiras, tijolos de barros e assim por diante. Para a área de lazer externa, caso o tamanho do terreno permita, procure investir na construção civil de uma piscina e área para churrasqueira.

Um sítio requer cuidados e manutenção diária. Pensando em um local com as características de uma “mini fazenda”, é preciso cuidar da horta, alimentar e dar banho nos animais, limpar os locais onde os animais comem e dormem, entre outras tarefas.

A principal forma de acesso ao crédito rural para compra de terras ainda é o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política pública do Governo Federal e voltada ao agricultor familiar. Apesar disso, você ainda pode usar outras opções além do crédito rural para compra de terras.

Uma boa ideia para quem está pensando em comprar um sítio é investir em um consórcio imobiliário.
...

  1. Analise a localização da propriedade.
  2. Pesquise um sítio em um condomínio fechado.
  3. Analise todos os documentos do imóvel e do proprietário.
  4. Veja o estado das benfeitorias.
  5. Faça um bom planejamento financeiro.

Para isso, utilize vasos de plantas que garantem frescor e beleza para as casas de campo simples, além disso, também é interessante investir em elementos naturais como madeira e paredes de tijolinho à vista que proporcionam essa sensação de aconchego que a casa de chácara simples necessita.

O loteamento de imóveis rurais pode ter lugar para transformar uma gleba rural em tantas outras, representadas por lotes ou parcelas constantes do projeto de loteamento para fins agrários. O imóvel loteado é rural e os lotes resultantes do projeto de loteamento continuarão a ser rurais, a ter destinação agrária.

Assim como qualquer escolha que fazemos e qualquer outro tipo de moradia, os condomínios também possuem algumas desvantagens, tais como:

  1. 1 – Taxa mensal fixa. ...
  2. 2 – Menos privacidade. ...
  3. 3 – Possíveis problemas com barulho. ...
  4. 4 – Regras e normas. ...
  5. 5 – Possíveis restrições a animais.

Condomínio rural é uma forma de propriedade conjunta ou solidária. Os proprietários, também chamados de condôminos, possuem frações sobre o todo da propriedade. Neste tipo de contrato agrário, não existe divisão da propriedade em lotes. Todos são proprietários dentro de uma única matrícula.