Como é morar em uma aldeia?

Perguntado por: fmendes8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Era gente que procurava uma vida natural, cercada de animais e mata, sem barulho e sem trânsito. Aldeia era uma opção pela tranquilidade, um estilo de vida. Eu e minha esposa viemos antes de aqui chegarem o telefone e a limpeza urbana. Temos uma saudade dolorida dos vagalumes que iluminavam nossas noites de verão.

No geral, todas as aldeias são formadas por roças e pátios, que são os locais onde são construídas as casas. Uma aldeia tanto pode ter um único pátio com poucas casas ao redor, quanto vários pátios, isso depende das relações estabelecidas entre as famílias que costumam morar próximas umas das outras.

O ambiente é totalmente diferente de um centro urbano. O ar é mais puro e o sentimento de leveza predomina”, explica. O servidor público Lenildo Leônidas, 52, está morando em Aldeia há três meses e garante que não se arrepende de ter saído do Recife.

Equipamentos: mochila, caneca de plástico, capa de chuva, barraca, saco de dormir, lanterna (durante a noite só teremos alguns pontos de luz), sacos plásticos para guardar as roupas, arrumar lona para proteger a barraca caso tenha uma chuva muito forte, barbante ou fitilho.

A maior parte da população indígena vive em aldeias distribuídas por todo o território nacional. A aldeia é a unidade política característica dos povos indígenas, refletindo sua forma de organização social e mantendo uma dinâmica que é própria de cada comunidade.

A Vivência na Aldeia é um projeto social, organizado pelo coletivo Cultive Resistência, que tem como objetivo a construção/reconstrução de Aldeias e a promoção dos conhecimentos tradicionais indígenas e sua cultura.

Aldeia é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população ...

Seis dicas para você se preparar antes de visitar aldeias...

  1. Tenha certeza de que sua visita é de conhecimento do cacique. ...
  2. Não pergunte. ...
  3. Não vá de mãos abanando. ...
  4. Compartilhe as refeições. ...
  5. Desconfie de convites a lugares muito remotos. ...
  6. Respeite os rituais.

Suas casas são chamadas de oguassu, maioca ou maloca (casa grande), cujo tamanho é de cerca de 150 metros de comprimento por 12 metros de largura. Cada maloca é dividida internamente em espaços menores, de mais ou menos 36 metros quadrados, onde reside uma família. Esse pequeno espaço recebe o nome de oca.

Em sua grande parcela, os índios vivem em tribos e sobrevivem por meio do cultivo de alimentos, bem como da caça e pesca. Alguns povos vivem totalmente isolados da sociedade nacional, enquanto outros são mais receptivos.

De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, o bairro de Aldeia abriga cerca de 20 mil habitantes.

A distância em linha reta entre Recife e Camaragibe (ambas no Pernambuco) é 11.68 km, mas a distância de condução é 13 km.

Sol com algumas nuvens.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

As formas de organização das aldeias indígenas são distintas de um povo para outro. Algumas tribos preferem construir suas aldeias em forma de ferradura; já outras optam pela forma circular; outros, ainda, constroem uma única habitação coletiva.

A formação da aldeia pode também ser de forma externa, sendo circular, quadrada ou interna, com o centro de uma grande maloca. Sua organização sócio-espacial é formada por várias ocas, malocas ou um conjunto de malocas onde residem várias famílias, chegando a 400 pessoas, com suas variações.

Seu Kage é o Gakekage. Como diz o nome, a vila fica isolada em um penhasco, com acesso apenas pelos portos ou por meios aéreos. A vila é a principal responsável pelas exportações com os outros países, por isso, é a vila mais rica do País da Rocha, mas por conta de sua localização, não é muito populosa.

Descubra 6 fantásticas aldeias para morar em Portugal!

  • Penedo. A sua origem não está muito bem definida mas existem autores que apontam para a referência ao Penedo já no séc. ...
  • Estorãos. ...
  • Azenhas do Mar. ...
  • Pias. ...
  • Santa Susana. ...
  • Curia.

Desde 2019, Portugal tem 581 povoações com a categoria de vila.

Todas já estão despertas antes das 6 horas da manhã. Conforme o sol avança, elas começam a se agitar. Sobem em árvores e brincam com animais domesticados que rodeiam as casas – cães, gatos, galinhas, papagaio, filhotes de ema e até porco-do-mato.

Cacique é o líder da aldeia, escolhido porque liderou a criação de uma aldeia, por sucessão hereditária ou por escolha da comunidade.