Como é Marte visto da Terra?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Marte pode ser facilmente visto da Terra a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada. Sua magnitude aparente atinge -3,0 e é superada apenas por Júpiter, Vênus, Lua e Sol.

Vênus

Vênus é conhecido como a Estrela da Noite porque ele é o planeta mais brilhante que pode ser visto da Terra. Sua espessa camada de nuvens é um excelente refletor da luz do Sol. Vênus e Terra têm tamanho, composição e massa similares.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Marte, o planeta vermelho, surge bem alto no céu no começo da noite, na constelação de Libra, podendo ser observado até às 2h da madrugada. Ele está bem brilhante, embora não tanto quanto Júpiter. Bem perto de Marte, encontramos o planeta Saturno, na constelação do Serpentário.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Conseguimos ver os planetas porque eles refletem parte da luz do Sol. Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar.

Os fenômenos no céu neste ano incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul.

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Atualmente, está um pouco mais do que meio iluminado e chegará ao meio iluminado – chamado de dicotomia pelos astrônomos – em 4 de junho de 2023.

O planeta vermelho será visível do início até meados das noites em junho de 2023. No início de junho, Marte estará alto no céu em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mas, com o passar do mês, o planeta estará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Oeste.

A dupla estará visível a partir das 18h48, 17° acima do seu horizonte oeste. Isso significa que o momento de aproximação máxima não poderá ser visto, devido às posições que os corpos envolvidos no evento estarão ocupando no céu, abaixo da linha do horizonte.

Marte

A) Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela d'Alva ou estrela da manhã, e, por sua característica brilhante, pode ser visto durante o dia.

Mercúrio passa mais tempo perto da Terra do que Vênus”. Apesar disso, Vênus segue sendo considerado como o mais próximo da Terra pela Nasa. A seguir, saiba mais sobre o planeta.

Planeta (03:00 – 07:00). O planeta Júpiter é visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Áries.

Lapônia

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Vênus

Qual planeta está próximo da Lua. Conjunção Lua-Vênus.

avermelhado

Então, em Marte, o céu é avermelhado durante o dia, e seu pôr do sol é azulado. Nos gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, não há uma superfície sólida onde poderíamos nos assentar para apreciar o céu desses planetas.

Como acessar o Google Mars

  1. Abra o navegador e acesse google.com/mars;
  2. Escolha o modo de exibição no canto superior esquerdo;
  3. Role o scroll do mouse para dar zoom ou faça o gesto de pinça na tela do celular.

O planeta vermelho está em oposição, ou seja, diretamente oposto ao Sol, o que o torna especialmente brilhante. O planeta será visível a partir das 19h, quando surgir no horizonte na direção leste.

Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.