Como é intoxicação?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Intoxicação é a introdução de uma substância tóxica no organismo. As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Para tratar os sintomas da intoxicação alimentar é importante: Repousar; Ingerir bastante líquido como água, soro, água de coco e sucos. Na maioria dos casos a infecção gastrointestinal causa diarreia grave, por isso, é importante manter-se hidratado constantemente.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Veja os 5 alimentos apontados pelo advogado norte-americano como os principais causadores de processos por intoxicação alimentar:

  • Ostras. ...
  • Frutas e verduras cortadas. ...
  • Carne mal cozida. ...
  • Ovos crus. ...
  • Leite não pasteurizado.

Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Os envenenamentos mais comuns incluem o uso de doses elevadas em medicamentos em geral, os maiores exemplos de remédios que são ingeridos em excesso são os antidepressivos, analgésicos e anticonvulsivantes. Além disso, há a intoxicação por meio de drogas ilícitas, quando combinadas com o álcool ou não.

O processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante exames laboratoriais, a intoxicação pode ser aguda (Único ou Múltiplos contatos; Dentro de 24h; Efeitos imediato ou até 2 semanas) ou crônica (Exposição prolongada; Doses acumulativas; De 3 meses a anos).

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

O que devo comer quando estiver com intoxicação ou infecção alimentar? Após um quadro de intoxicação ou infecção alimentar, o ideal é evitar ingerir leite e seus derivados, alimentos crus, frituras e alimentos ricos em gorduras¹.

INTOXICAÇÃO AGUDA GRAVE. Quadro clínico grave, caracterizado por miose, hipotensão, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão, pneumonite química, convulsões, alterações da consciência, choque, coma, podendo evoluir para óbito.

> Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura); > Perda de peso; > Queda de pressão arterial; > Insuficiência dos rins (casos mais raros).

Diagnóstico. O método diagnostico é baseado na causa. Bactérias, parasitas e alguns vírus podem ser encontrados em amostras de fezes e através de alterações em exames de sangue.

Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Em caso de intoxicação, é fundamental que a pessoa não beba leite e derivados, alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerante, já que a cafeína estimula o funcionamento do intestino e pioram o intestino em vez de melhorar, e não comam comidas gordurosas.