Como é formada a forma afirmativa do Simples?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Os verbos conjugados no presente simples em frases afirmativas não usam o auxiliar do. Basta colocar o verbo na forma-base e sem a partícula to. Lembre-se de que o verbo flexiona-se com he, she, it.

As frases afirmativas expressam afirmações: Ontem eu fui ao dentista. Meu pai gosta daquela cantora. O vidro da janela está muito sujo.

Afirmativa: Formado pelo sujeito + passado do verbo principal, sendo que é necessário observar se o verbo é regular ou irregular e assim saberá sua conjugação.

O simple present pode ser formado na afirmativa, negativa e interrogativa seguindo as regras de uso explicadas abaixo: Afirmativa: Formado pelo sujeito + verbo principal, sendo que ao ser conjugado na terceira pessoa do singular precisa do acréscimo das partículas “s”, “ies” ou “es”.

Frases negativas
Para formar uma frase negativa no simple past, é preciso utilizar a seguinte ordem: sujeito, did not (ou sua forma abreviada didn't) e o infinitivo sem to. Por exemplo: You did not go to Japan last year. (Você não foi para o Japão no ano passado).

Assim, o simple past é caracterizado pelo past participle, no caso dos verbos regulares. Esse tempo verbal possui três formas: afirmativa, negativa e interrogativa.

Negativa: ao formar frases negativas no “simple past” é necessário acrescentar o verbo did + not (forma contrata: didn't). Interrogativa: ao formar frases interrogativas no “simple past” é necessário colocar o auxiliar “did” antes do sujeito da frase.

As formas negativas e interrogativas do Simple Present são feitas com o verbo auxiliar Do (do/does), acompanhado do verbo principal no infinitivo sem to.

As frases afirmativas existem para confirmar um fato e geralmente terminam com um ponto (.) ou uma exclamação (!). São o oposto das frases negativas, nas quais o advérbio de negação, a palavra 'não', está sempre antes do verbo.

O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.

Existe uma ampla variedade de tipos de orações. Entre eles, destacam-se as orações afirmativas, isto é, aquelas que declaram ou enunciam algo com carácter verdadeiro. Exemplos: “As minhas calças são azuis”, “O cão da Luciana é muito grande”, “O jogo vai começar às 21 horas”.

Nas frases afirmativas não é necessário a presença de palavras afirmativas para que o seu sentido afirmativo seja mantido. As frases negativas, por sua vez, necessitam de uma palavra com sentido negativo responsável por indicar a negação da frase. Os advérbios desempenham, habitualmente, essa função.

Antes de mais nada, é preciso entender que uma frase afirmativa é aquela que, como o próprio nome já diz, declara alguma coisa. Veja alguns exemplos: The house (sujeito) is (verbo) beautiful (complemento); You (sujeito) are (verbo) a good teacher (complemento);

substantivo feminino Declaração que assevera, que confirma a verdade de alguma coisa; afirmação, confirmação. Resposta positiva dada em relação a uma pergunta; sim: sua resposta foi afirmativa em relação à proposta.