Como é feito um esfregaço sanguíneo?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O esfregaço de sangue permite observar as células do sangue no momento da colheita. Para preparar um esfregaço, é espalhada uma gota de sangue em uma camada fina sobre uma lâmina de vidro e corada com corantes especiais. Depois de seca, a lâmina é examinada por um especialista usando um microscópio.

Técnica 1: primeiro coloca-se o corante dissolvido em metanol, depois a água destilada. Técnica 2: os corantes estão separados. Primeiro fixa-se a lâmina com metanol (frasco 1) por alguns segundos, logo após mergulha-se algumas vezes no frasco de eosina (frasco 2) e depois no de azul de metileno (frasco 3).

O esfregaço de sangue, também conhecido como distensão sanguínea ou ainda extensão sanguínea, é um teste realizado em hematologia para a contagem e a identificação de anormalidades nas células do sangue.

O tempo de viabilidade da amostra é de 48 horas no máximo. O esfregaço sanguíneo pode ser confeccionado para evitar alterações na morfologia celular em função do tempo de coleta.

Significado de Esfregaço
substantivo masculino [Medicina] Leve camada de matéria orgânica colocada sobre lâmina de vidro para ser examinada ao microscópio.

Fixação do esfregaço: serve para fixar os microrganismos do esfregaço na lâmina de vidro, para que posteriormente não sejam removidos durante o processo de coloração. das células dos microrganismos se coagule, aderindo- os desta forma na lâmina.

A coloração em hematologia ou esfregaço do sangue, como é conhecida popularmente, é um teste realizado com a finalidade de identificar desequilíbrios nas células do sangue.

Quanto à confecção do referido esfregaço sanguíneo, é correto afirmar. A distensão sanguínea é a extensão de uma gota de sangue em uma lâmina de vidro (2,5 x 7,5 cm; 0,8 a 1,2 mm) usando-se a borda lisa de outra lâmina idêntica (distensora).

Uma gota de sangue é colocada sobre uma lâmina de vidro e então corada (corante de Wright-Giemsa) para permitir a identificação dos vários tipos de células. Esses corantes são misturas de cores básicas (azul de metileno) que cora de azul e de corante ácido (eosina) que cora de vermelho.

Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sanguíneas que carregam hemoglobina. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.

No preventivo, esfregaço eutrófico significa que as células apresentam desenvolvimento dentro da normalidade, ou seja, recebem estímulos suficientes dos hormônios sexuais femininos. Se a mulher estiver na menopausa, o resultado considerado normal é "esfregaço hipotrófico".

[ Fisiologia ] Sangue da grande circulação, em especial nas extremidades do corpo mais afastadas do coração (ex.: o teste é feito a partir de uma amostra de sangue periférico colhido com uma picada no dedo).

Fazendo o esfregaço sanguíneo
Uma boa distensão é grossa na extremidade onde a gota foi colocada e torna-se progressivamente mais fina, com uma boa separação das células na outra extremidade. Ela deve ocupar a área central e não tocar nas margens da lâmina.

As veias cefálica do antebraço e basílica do antebraço são preferíveis para coleta de sangue, mas pode-se usar outras veias do braço e da mão. A veia cefálica está localizada no aspecto lateral (radial) do braço, e a veia basílica no aspecto medial (ulnar).

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.

O sangue venoso pode ser coletado no braço (veia mediana basílica, veia mediana cefálica, veia mediana cubital e veia longitudinal), no dorso das mãos e dos pés e, em casos mais extremos,microcoleta de sangue capilar; enquanto o sangue arterial pode ser coletado da artéria radial ou da artéria cubital.

A garantia de um esfregaço satisfatório para avaliação oncótica implica na presença de células em quantidade representativa, sua distribuição e fixação. O câncer de colo do útero é uma doença prevenível e sua detecção precoce é a principal estratégia indicada para o controle da doença.

Se houver alguma infecção ginecológica em curso, o laudo pode indicar a presença de leucócitos (células de defesa) e o nome do germe invasor, como, por exemplo, Gardnerella ou Candida albicans.

O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).

As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.