Como é feito o transporte de mercadorias da China para o Brasil?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

O transporte, geralmente, é feito de avião ou navio. No caso do transporte aéreo, o processo é mais rápido, podendo levar em torno de dez dias. Pode parecer muito tempo, mas é porque as empresas aéreas fazem várias escalas durante o percurso. A outra forma utilizada é o navio, que leva bem mais tempo.

O tempo médio de transporte da China ao Brasil é de 20 dias (sem contar com os processos de desembaraço aduaneiro de quando a carga chega), então tenha em mente que seu pedido deve ser sempre feito com antecedência a esse prazo.

China Post, Singapore Post, Hong Kong Post
Para mim, essa é a melhor forma de enviar mercadorias da China para o Brasil. O custo é extremamente baixo, e as empresas oferecem um número de rastreamento simplificado. No entanto, os correios cobra a taxa postal de R$ 15 para estas modalidades.

Para efetuar qualquer importação da China, é necessário buscar por um despachante aduaneiro. Esse é o profissional responsável por lhe prestar auxílio em todas as fazes da transação, que conta com habilitação para realizar uma série de funções, como calcular os impostos, liberar e nacionalizar a carga, entre outras.

A logística das cargas consiste em agrupar todos os pedidos em um mesmo transporte com base na localização. A transportadora verifica os clientes que estão próximos a rota, e organiza todos os produtos para que os mesmos sejam entregues em uma mesma região.

Os principais meios de transporte de carga que são utilizados para levar as mercadorias de um lugar para outro, são os trens, os caminhões, os navios e os aviões.

Os sete navios farão a rota Busan, Shanghai, Ningbo, Shekou, Singapore, Kattupalli, Durban, Santos, Paranaguá, Itapoá, Navegantes, Buenos Aires, Montevideo, Singapore, Hong Kong e Busan.

Sua compra realizada com Vendedores Internacionais, tem prazo de entrega de 30 a 50 dias. O cálculo de dias exclui os feriados, de acordo com cada Estado e dias úteis dos parceiros logísticos.

Como consequência, o custo médio de importação de um contêiner de 40 pés da China para o Brasil alcançou US$ 9 mil no início de 2021”, destaca o especialista em Infraestrutura da CNI Matheus de Castro.

A média de dias desde a postagem até a entrega é de 7 dias, algo elogiável ainda mais para importações de longa distância, como no caso de produtos chineses. O trânsito não demora mais do que 3 dias, no geral, sendo este o mesmo tempo utilizado pelos Correios.

Na prática, as alfândegas estão localizadas em zonas fronteiriças do Brasil, normalmente em portos, aeroportos e divisas entre outras nações, sempre atuando na fiscalização da entrada e saída de qualquer material no país.

Você pode rastrear seu objeto no próprio site dos Correios [correios/rastreamento] e usar o código ou CPF/CNPJ para fazer isso. Outra opção para checar o endereço de retirada do seu pacote é por meio do aplicativo Ebanx Track, disponível para smartphones com Android e iPhone (iOS).

O processo pela alfândega costuma ser rápido. Mas se uma encomenda que precisa ser analisada por órgãos como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ela pode permanecer na aduana por 48/72 horas, sendo o tempo médio, de acordo com fontes da Receita Federal.

Para responder essa pergunta é necessário que você acessa a parte de rastreamento dos Correios. Isso porque se a sua compra foi taxada você receberá uma atualização com a informação apontando que é necessário realizar um pagamento.

Isso acontece muitas vezes porque após chegarem no Brasil os pedidos são engolidos por uma espécie de 'buraco negro' e ficam parados em Curitiba (PR). Os produtos internacionais podem chegar em três Centros de Distribuições diferentes, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, dependendo do tipo de encomenda.

O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial. A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação. Elas variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações.

O processo de exportação para a China, de modo geral, pode ser classificado em três categorias básicas:

  • Exportação direta para o cliente final;
  • Exportação por meio de um intermediário chinês; e.
  • Exportação para uma “Limited Liability Company” de propriedade da empresa brasileira.

Quais as etapas para se importar produtos da China?

  1. Prospecção de fornecedores de confiança para o produto a ser importado;
  2. Fazer estudos e análises para importação;
  3. Compra das mercadorias do produtor na China;
  4. Realizar a cotação de frete internacional;
  5. Ter o processo desembaraço aduaneiro no Brasil preparado.

Inicialmente, todo vendedor que se cadastra na Shopee, possui o canal de envio dos Correios ativado. No entanto, já é possível utilizar transportadoras (como a Total Express, Loggi e Sequoia) para tornar o seu frete na Shopee mais competitivo.

A Shopee conta com operadores logísticos parceiros para fazer as entregas dos seus pedidos, um deles são os Correios e a entrega padrão.

Para onde vai a mercadoria depois que sai do centro logístico? A mercadoria passará por outros lugares de triagem até chegar ao destino final, a não ser que o centro logístico fique próximo da residência do comprador.