Como é feito o teste rápido de cinomose?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O teste deve ser realizado utilizando secreção ocular (conjuntiva) ou descarga nasal de cães. A amostra deve ser coletada e manuseada conforme métodos padronizados pelo estabelecimento para a coleta de secreções. Após a coleta da amostra utilizando o swab, ela deve ser testada imediatamente.

O valor do exame PCR custa em geral R$ 150,00, VEJA os tipos clicando AQUI.

O exame custará R$ 20 e entrará no mercado em dois anos. A cinomose, doença responsável por atingir principalmente cães filhotes, é uma virose resistente que sobrevive por muito tempo em locais secos e frios, chegando a resistir até um mês em locais quentes e úmidos.

"Muitas vezes, os sintomas iniciais da cinomose são confundidos como sinais de uma infecção respiratória com tosse, corrimentos nasal e ocular.

Infelizmente a resposta é sim. Assim como qualquer vacina (em humanos também), a formação de anticorpos pode não ser total e deixar o animal sujeito a infecção. Isso acontece por particularidades do organismo de cada animal, que podem interferir na produção dos anticorpos.

Nestes casos, um anticorpo fluorescente é utilizado para sinalizar a presença do antígeno, e a sensibilidade da técnica pode variar conforme a fase da doença e amostra. A vacinação pode levar a resultados falso-positivos, mas se desconhece o seu real impacto no diagnóstico.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

A água sanitária pura com concentração de 2% a 3% elimina qualquer risco de parvovirose, então, é uma boa opção para fazer em casa. Já o fenol, solvente e amônia eliminam o vírus da cinomose, mas precisam de uma semana de intervalo entre uma aplicação e outra.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina.

Detecta o vírus da Cinomose. Amostras: Sangue com EDTA, Swab de conjuntiva e urina ou líquor. Prazo: 3 dias úteis.

Em média, após 14 dias de infecção os cachorro com níveis de proteção adequados conseguem eliminar o vírus totalmente e os sintomas apresentados desaparecem. Entretanto, nos animais em que o vírus consegue persistir por mais tempo há possibilidade de ficarem infectados por 2 a 3 meses.

Na cinomose canina, sintomas também incluem desidratação, dificuldade de respirar, muita tosse botando ou não catarro para fora, secreção purulenta também no nariz, vômitos, emagrecimento, diarreia, falta de apetite, diarreia com sangue, convulsões, tremores e paralisia. É uma doença extremamente grave”.

O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele.

Depois de afetar a respiração, o amigo de quatro patas passa a sentir desconfortos gastrointestinais. É imprescindível que, já a partir da primeira fase, o pet vá ao veterinário para tratar a doença.