Como é feito o teste para dislexia?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Teste de triagem de dislexia (DST) – este teste inclui uma série de perguntas escritas que avaliam a habilidade de leitura, escrita e soletração. Teste de triagem de leitura (LST) – este teste envolve a leitura em voz alta de uma série de frases e parágrafos que aumentam em dificuldade.

Deve ser emitido por médico especialista ou equipe médica multidisciplinar após a realização de exames de uma determinada situação através da qual se apresenta e descreve um diagnóstico (c/código CID).

Como saber se o meu filho tem dislexia? O atraso no desenvolvimento da linguagem e a dificuldade na leitura e na escrita são sinais de alerta para a dislexia.

A melhor maneira de avaliar um aluno com dislexia em um ditado de palavras é observar o seu processo de escrita. É importante levar em consideração o esforço que o aluno fez para escrever as palavras corretamente.

A dislexia é um transtorno neurológico, com forte fator genético, sendo a hereditariedade a causa mais comum de todas. Entretanto, também pode ser desencadeada por problemas estruturais cerebrais e por comprometimentos do sistema nervoso central durante a formação fetal.

Além disso, quanto mais cedo se iniciar a intervenção, mais eficiente ela é. Mas nunca é tarde demais para pessoas com dislexia aprenderem a ler: adultos disléxicos também podem aprender a ler se receberem uma intervenção apropriada.

Os sinais de dislexia nessa fase incluem:

  1. dificuldade para entender que as palavras se dividem em sons;
  2. erros de leitura.
  3. histórico de pais ou irmãos com problemas de leitura;
  4. considera a leitura muito difícil;
  5. recusa em ir para a escola;
  6. dificuldades na fala e na pronúncia;
  7. não associar letras a sons.

O que muita gente desconhece é que algumas crianças podem apresentar TDAH e dislexia ao mesmo tempo, algo que na área médica chama-se de comorbidade.

Nova lei prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, como dislexia e TDAH.

Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas são alguns sinais de dislexia.

Na dislexia genética existe uma disfunção no cromossomo 6, fazendo com que a criança já nasça com a dislexia, mas não significa que, por ela ser genética, seja hereditária, ou seja, o pai ou a mãe pode ser disléxico mas os filhos não, ou vice-versa.

Dislexia Visual ou Diseidética
Confundem letras e palavras parecidas, revertendo-as por vezes – por exemplo: /b/ por /d/ ou /apartar/ por /apertar/. A escrita tende a ser inconstante, apresentando letras de tamanhos diferentes, omissões, rotações, inversões, sendo as emendas e as rasuras frequentes.

A dislexia começa a se manifestar ainda no início da fase escolar, quando as crianças estão aprendendo a ler e escrever. Não é incomum, também, a dislexia ser identificada quando a criança é maior.

É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.”

O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É assegurado às pessoas com dislexia ou outros transtornos funcionais específicos, comprovados por meio de laudo médico, o direito à realização de provas em processos seletivos para acesso a emprego ou instituição de ensino, com recursos adequados à sua condição.

A palavra “dislexia” é comumente utilizada para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízos nas habilidades de leitura e escrita. Características comuns da dislexia incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.

A dislexia é um distúrbio de ordem genética, neurológica que provoca um desvio processo de leitura e decodificação ortográfica, interpretação e escrita, resultando no atraso do processamento das informações. Observa - se que a escrita tende a ser desorganizadas e com omissões de letras.

As atividades que trabalham a percepção auditiva ajudam os alunos com dislexia a perceber o som e as formas das palavras. Usar a música e as rimas, trabalhando ritmo, concentração, atenção, o som e suas formas, é ótimo para estimular a aprendizagem dos alunos com dislexia.

O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.

A partir dos 2 anos e meio, as crianças que vão manifestar dislexia têm atraso no desenvolvimento da linguagem. Então demoram mais para falar as primeiras palavras, têm dificuldades em reproduzir alguns sons da língua e em lidar com os sons do idioma”, explica.

Mas são dois distúrbios completamente diferentes que afetam o cérebro das pessoas de maneiras diferentes. Enquanto a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, o autismo é um transtorno do desenvolvimento.

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