Como é feito o Sarrafeamento?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

O sarrafeamento geralmente é feito com o auxílio de uma régua em liga de alumínio ou de madeira, sendo que o primeiro tipo permite uma aplicação mais firme e de melhor desempenho, enquanto o segundo é mais utilizado em obras de pequeno porte.

massa acrílica

Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.

Traço para Reboco
A medida mais comum para o traço do reboco é: 6:1:1 (6 medidas de areia, 1 meida de cimento, 1 medida de cal e 1/2 media de água), como mostra a imagem abaixo: Misture a areia, o cimento e o cal e adicione a água, se estiver fazendo o processo manualmente ou utilize uma betoneira para fazer a mistura.

O sarrafeamento é uma das etapas mais importantes na execução de emboço, reboco, Ele é necessário para regularizar a superfície, deixando-a com espessura uniforme e pronta para receber o acabamento. Quando mal feito, pode ocasionar trincas e fissuras na superfície.

1. Cortar em sarrafos. 2. [Brasil, Informal] [ Futebol ] Cometer faltas graves ou violentas contra o adversário; baixar o sarrafo.

De fato, trata-se de uma espécie de massa para assentar diferentes tipos de tijolos e, consequentemente, substituir as misturas tradicionais com areia, pedras, cimento, cal etc. Ou seja, o produto já vem pronto em uma embalagem e pode ser aplicado diretamente nos tijolos durante o processo de uma construção.

Degradação do reboco
É esse ditado que provavelmente está causando a degradação no reboco das suas paredes. Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.

Se a parede a ser pintada ainda está no reboco (camada fina de argamassa que prepara a superfície da parede para receber pintura ou outro revestimento qualquer) é indispensável aguardar a cura total do cimento, que leva pelo menos 30 dias.

Tijolos aparentes (ou de acabamento)
Podem ser assentados sem a necessidade de reboco, deixando as paredes com um visual rústico que está em alta. Contudo, esse é um tijolo menor, o que significa um gasto mais elevado com argamassa e um tempo maior para conclusão da obra.

O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.

Como calcular o traço do reboco
Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.

A cal é importante por seus elementos, sendo um dos principais componentes da argamassa. Por ter um 'poder aglomerante', da mesma forma que o cimento, ela une os grãos de areia presentes na argamassa, aumentando a aderência.

Os impermeabilizantes mais utilizados para reboco e parede interna são:

  1. Argamassa polimérica.
  2. Manta asfáltica.
  3. Emulsão acrílica.
  4. Emulsão asfáltica.
  5. Hidrofugantes.

A fórmula básica do concreto 3:1 é medida em volume, tanto a areia, pedra e o cimento, além da água.

O gesso desempenado, é mais fácil de executar, mas ele acompanha as irregularidades do teto ou da parede, assim resultando em uma pior qualidade no acabamento. O gesso sarrafeado pode ser feito em espessuras maiores, assim escondendo as irregularidades da parede ou teto e dando uma melhor qualidade no acabamento.