Como é feito o quitute?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O quitute é um produto enlatado feito com carne processada, adição de temperos, especiarias, condimentos, estabilizantes e conservantes. Sua aparência lembra muito um presunto enlatado, ou seja, tem cor rosada e um aroma característico.

O fiambre é considerado um produto cárneo industrializado, sendo obtido de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, miúdos comestíveis, temperos e adicionados de ingredientes, onde aromas e especiarias são opcionais. É submetido a processo térmico adequado, sendo, portanto, um produto cozido.

Um produto praticamente centenário, sem investimentos em mídia ou maiores fomentos junto aos consumidores, teve sua origem no início do século XX através da influência norte americana no estabelecimento de seus impérios frigoríficos aqui no Brasil.

carne mecanicamente separada de aves, agua, carne bovina, carne suína, miúdos bovinos, fécula de mandioca, proteína de soja, sal, condimento preparado (sal, pimenta branca, alho, pimenta vermelha, cravo e aroma naturais), estabilizante tripolifosfato de sódio, corante carmim de cochonilha, antioxidante eritorbato de ...

R$ 11,69 un.

Existem 79 calorias em 1 fatia (40 g).

Hoje em dia, as conservas são feitas a partir de uma mistura de aditivos, contando com partes dos ingredientes citados. No caso do atum enlatado, por exemplo, uma das possibilidades de conserva é feita com água, caldo vegetal (extrato de cenoura e aipo e flocos de soja diluídos em água) e sal.

Qualidade que atravessa gerações
Indiscutivelmente a marca de Fiambre mais consumida do Brasil, há mais de 100 anos trazendo tradição e qualidade.

O apresuntado é feito com diferentes cortes de carne de porco, como a paleta. Uma das grandes vantagens desse frio é o seu custo, que geralmente é mais acessível. Essa característica é devida a sua composição, que contém mais gordura e menos proteína que o presunto, o que torna o produto mais em conta.

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína.

Entende-se por Fiambre o produto cárneo industrializado, obtido de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, miúdos comestíveis, adicionados de ingredientes e submetido a processo térmico adequado.

Ela foi criada no século XIX para atender a uma necessidade militar básica: conservar alimentos para exércitos em campanha. O processo que evita que a comida estrague, preservando-a em recipientes fechados e esterilizados por aquecimento, começou a ser desenvolvido na França pelo cozinheiro Nicolas Appert, em 1795.

- Fiambres de frango, elaborados com a carne branca e com a escura, separadas manualmente dos ossos, curados e defumados, apresentaram qualidade sensorial aceitável. - O fiambre de carne branca é mais aceitável, sob o ponto de vista sensorial, que o de carne escura.

O que é Fiambre:
É o nome dado ao presunto no Nordeste.

Por ser uma carne processada, pode estar na dúvida se é saudável. Segundo a Healhline, o fiambre é rico em proteínas e vários nutrientes benéficos. No entanto, comer carnes processadas regularmente pode aumentar o risco de certos tipos de cancro. Portanto, é melhor limitar a sua ingestão.

Caso você opte pelo fiambre enlatado, uma boa dica é cortá-lo em cubinhos e, então, servir junto com queijos, azeitonas e outros tira gostos. Você também pode usá-lo para fazer um sanduíche com recheio de queijo muçarela, orégano e tomate cereja que fica bem saboroso.