Como é feito o queijo rosa?

Perguntado por: lmoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O que é e como é feito o Queijo Rosa? Queijo rosa é do tipo gouda e recebe uma coloração rosada em sua casca. Esta casca pode ser consumida, pois se trata apenas de um corante alimentar. Apesar do nome de Queijo Rosa, o queijo é amarelo e possui um teor de quase 50% de gordura, com sabor marcante e suave.

E, só pra não ficar nenhuma dúvida, a casca rosa do Gouda e do Prato Esférico tem um corante natural que não prejudica a saúde. A branca do Brie, do Camembert e do Camembleu é formada por fungos que também não são prejudiciais, e ainda ajudam a apurar o sabor desses queijos.

O corante de urucum é utilizado para dar cor vermelha em queijos como o Queijo Prato, Gouda, Cobocó, Prato lanche, Estepe, Reino e também em produtos como iogurte de pêssego e em manteigas.

Frome Cheese Platter — Inglaterra
Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3300 dólares. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta.

Alguns tipos de Cheddar e outros queijos são vendidos com um fino tecido os envolvendo. Tipos como o Gouda possuem uma capa plástica, geralmente de cor vermelha ou preta em seu entorno. Esses tipos de proteção devem ser descartadas, não sendo naturais dos queijos e, portanto, não sendo comestíveis.

O QUE É QUEIJO CAPA PRETA? é o queijo parmesão que possui uma resina da cor preta comestível, nada mais é que uma película que protege o queijo concentrando todos os seus sabores e características de um parmesão. Possui a consistência mais firme e sabor mais acentuado e levemente picante, marcante na boca.

Qual o fungo do queijo gorgonzola? Esse mofo é chamado de “penicilium roqueforti”, presente também no queijo Roquefort.

Cascas do queijo são comestíveis.

Edam

sabor é salgado, picante e tem um toque adocicado. Pode ser harmonizado com cerveja sem álcool, chocolate quente e bebidas frutadas e combina muito bem com todo tipo de frutas frescas e secas. Também é muito usado em sanduíches para gratinar.

A curiosa "capa branca" que se observa no queijo Brie é nada mais nada menos que o aglomerado micelial do fungo responsável pela maturação deste tipo de queijo: o Penicillium cammemberti.

Pseudomonas é um gênero de bactérias responsáveis por defeitos visuais e organolépticos em queijos. Elas se manifestam como manchas, fluorescentes ou não, variando de amarelo a laranja, vermelho e marrom, ou ainda mais raramente podem ser rosa ou salmão.

De acordo com Elias Furtado Meirelles, responsável pela produção de Gorgonzola na Laticínios São Vicente, a casca do Gouda é feita com um corante natural que não é prejudicial à saúde, muito pelo contrário.

Tinta vermelha para pintar casca de queijo
É produzida a partir de uma mistura de álcool, corantes e conservantes, portanto se apresenta em forma líquida. Tinta para queijo da Rica Nata é utilizada para pintar a casca de queijos, como Reino e Gouda.

Conheça a seguir quais são os queijos mais consumidos no Brasil:

  • Muçarela. Há uma grande divergência quanto à grafia do queijo, empregada frequentemente a forma “mussarela”. ...
  • Parmesão. O parmesão original (Parmigiano-Reggiano) é da Itália. ...
  • Prato. ...
  • Cheddar. ...
  • Ricota. ...
  • Minas Frescal. ...
  • Meia Cura. ...
  • Coalho.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

A terra dos melhores queijos do mundo: Queijo do Serro
Vamos começar pelo Queijo do Serro, que fica na região dos Diamantes, bem pertinho de Diamantina, a cerca de 240 km da capital mineira. O município é um lugar aconchegante que guarda muitas surpresas a quem o visita.

Uma das combinações mais tradicionais da gastronomia é a da carne com queijo. Eles estão juntos na lasanha, no pastelzinho e no cheeseburger. A união, no entanto, não é recomendada por nutricionistas pois o cálcio presente no queijo atrapalha a absorção de ferro no organismo.

“Quando você compra um queijo desse tipo e ele vem com esses buraquinhos, é certo de que há alta concentração de bactérias coliformes nele”, explica o especialista. Em geral, esse tipo de bactéria não faz mal para seres humanos.

Segundo Daniella Chein, embora o queijo possa beneficiar a saúde cardiovascular, o consumo deve ser moderado para as pessoas que possuem hipertensão: "O queijo possui sódio, um mineral importante para harmonizar a saúde, mas que em excesso causa pressão alta principalmente em quem não tem hábitos saudáveis", alerta a ...