Como é feito o processo de branqueamento?

Perguntado por: equeiroz7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Branqueamento de alimentos: como fazer?

  1. Ferva o vegetal de 1 a 3 minutos. Para vegetais mais macios como repolho e brócolis o ideal é um minuto. ...
  2. Após a fervura mergulhe em água com gelo por 1 minuto para resfriar.
  3. Escorra bem e coloque em saquinhos bem fechados retirando todo o ar.

Benefícios do branqueamento de alimentos
A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características.

O branqueamento é uma técnica de conservação ao qual deve ser submetida a maioria dos legumes e verduras antes do congelamento. Nada mais é do que colocar esses alimentos em água fervente por um tempo determinado (escaldá-los), e depois mergulhá-los imediatamente na água bem gelada, dando um choque térmico.

Quais as desvantagens? Uma das desvantagens do uso da água no processo de branqueamento é a maior perda de nutrientes quando comparado ao processo que se utiliza do vapor. Além disso, a água quente provoca a ruptura das barreiras biológicas do vegetal ou da fruta, facilitando seu amolecimento.

O que branquear ou não? Nem todos os legumes devem ser branqueados. “A batata, por exemplo, não fica legal. Mas brócolis, cenoura, abobrinha, alho-poró e salsão, todos que tem um pouco mais de corânica, ficam com o acabamento mais sofisticado [após o preparo].

No freezer, legumes e verduras branqueados podem durar de 6 a 8 meses. Na geladeira, podem durar de 7 a 10 dias, dependendo do alimento.

O branqueamento de alimentos também pode ser utilizado para congelar batatas, berinjela, beterraba, milho verde, vagem, ervilha, pimentão, couve-flor, repolho e espinafre. Você também pode usar a técnica para congelar frutas mais firmes, como a maçã e a pera. O tempo de cozimento varia de acordo com o alimento.

Os branqueadores a água quente convencional apresentam vantagem como, menores custos inicial e maior eficiência de energia do que branqueadores a vapor. As desvantagens são; maior consumo de águas e gastos para o tratamento de grandes volumes e efluentes diluído.

Para testar a eficiência do branqueamento, foi realizado o teste do guaiacol, este consiste na reação da catalase e peroxidase com o peróxido de hidrogênio liberando oxigênio que oxida o guaiacol, a ausência de coloração marrom avermelhada indica que as enzimas foram inativadas.

Em síntese, branquear significa ferver rapidamente os vegetais e mergulhá-los em água super gelada. O procedimento interrompe a cocção dos alimentos, além de manter a vivacidade da cor e uma textura incrível. O consumo dos legumes branqueados pode ser imediato, ou posterior, utilizados em saladas, sopas e molhos.

Como congelar couve: branqueamento
Esse processo é bem simples: basta colocar a couve cortada e higienizada em uma panela de água fervente tampada, por aproximadamente 2 ou 3 minutos. Em seguida, escorra e coloque a couve em uma vasilha de água gelada pelo mesmo tempo, ou até a couve atingir a temperatura ambiente.

Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.

O clareamento pode ser feito em casa ou no consultório e consiste na remoção dos pigmentos do esmalte e da dentina dos dentes. Já o branqueamento dental altera a estrutura dos dentes por meio de próteses dentárias ou recursos de estética, como as lentes de contato e facetas de cerâmica.

Quanto custa um clareamento dental? É difícil dizer qual o valor do clareamento dental, pois não existe um preço fixo. Mas pode variar de R$ 800 até R$ 3.000, dependendo muito da relação paciente-dentista e localização do profissional. Vale sempre fazer uma consulta e pedir um orçamento em até dois profissionais.

O branqueamento é um processo observado em várias partes do mundo que se caracteriza pelo embranquecimento dos corais nos recifes.

Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. Ocorre quando o alimento congelado, isto é, quando todo o seu conteúdo de água está na forma de gelo, é submetido a condições de pressões muito baixas.

Essa técnica garante a qualidade nutricional e sensorial dos alimentos, além de aumentar a sua durabilidade em até 3 meses no freezer.