Como é feito o Ouro Branco bombom?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Açúcar, gordura vegetal hidrogenada, gordura vegetal, farinha de trigo enriquecida com ferro, ácido fólico, vitaminas B1, B2, B3 e zinco, soro de leite em pó, cacau em pó, leite em pó integral, flocos de arroz, farinha de soja, amendoim, permeado de soro de leite em pó, extrato de malte, sal, massa de cacau, óleo ...

O bombom mais vendido no Brasil, o septuagenário Sonho de Valsa vai passar a ser vendido em embalagem lacrada. É a maior mudança já feita no produto desde sua criação em 1938.

O bombom Sonho de Valsa, tão popular, não é feito com chocolate.

Para fabricar joias de ouro branco, os ourives normalmente empregam metais como o manganês, a prata e o paládio. O níquel, que sempre foi muito utilizado devido ao seu baixo custo, começou a cair em desuso por ser um material que pode provocar reações alérgicas.

A embalagem selada mantém Sonho de Valsa e Ouro Branco crocantes por mais tempo e os protegem do calor e da umidade. Dona da marca Lacta e fabricante do Sonho de Valsa e do Ouro Branco, a Mondeléz não revela qual dos dois é o mais vendido no Brasil – e eles só são vendidos por aqui.

A região foi habitada no final do século XVII por imigrantes atraídos pela existência do ouro. O bandeirante Miguel Garcia encontrou o metal precioso que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco".

O irresistível bombom sonho de valsa traz uma combinação de um recheio cremoso de amendoim e castanha de caju, com a deliciosa crocância da cobertura de chocolate.

Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

A simples mudança do doce e a sua explicação
Anteriormente o Sonho de Valsa era classificado como bombom de chocolate, por causa do modo como era embalado, aquele jeito “enrolado”, por isso estava sujeito à alíquota de 5% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que não foi só a embalagem que mudou. O famoso bombom mudou a sua classificação de chocolate para wafer, fazendo com que esse produto entrasse em uma nova classificação na Tabela de incidência de IPI (TIPI).

A transformação das embalagens possibilita a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos bombons de 5% para zero. Isso porque, com a nova apresentação, a classificação do item conforme a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), documento que norteia a aplicação da alíquota, passou de bombom para wafer.

Quando os primeiros imigrantes europeus chegaram ao Brasil, trouxeram consigo a receita do verdadeiro chocolate. Com ela, criamos, em 1891, o chocolate Neugebauer: cremoso, macio, que derrete na boca e tem um sabor inconfundível.

Lacta

A marca Lacta é conhecida por sua tradição e qualidade há mais de 110 anos, garantindo ao consumidor um produto de confiança e sabor inigualável. A Lacta se orgulha de utilizar os melhores ingredientes em seus produtos, e o Sonho de Valsa, a.

Etimologia (origem da palavra bombom). A palavra bombon deriva do francês “bonbon”, com o sentido de doce composto maioritariamente por açúcar.

O Chile possui 52% das reservas mundiais desse metal, também conhecido como "ouro branco".

De onde vem o ouro? Assim como outros metais, o ouro surgiu a partir de uma fusão nuclear. Acredita-se que, há bilhões de anos, elementos complexos como ele resultaram da combinação de elementos mais simples a altas temperaturas, como o hélio e o hidrogênio.

Preço do paládio bate recorde e chega a US$ 1.325 a onça.