Como é feito o mulato velho?

Perguntado por: omoura9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Refogue em panela de barro (funda) e peixe, o quiabo, e tempere. Após refogado, acrescente a farinha de mandioca mais os ingredientes. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, tudo junto. Sirva com arroz branco.

Bacalhau não é um peixe, mas vários
Existe, porém, o chamado “bacalhau legítimo”: o peixe Gadus morhua, considerado o melhor de todos. Ele também é conhecido como cod ou bacalhau do Porto – uma referência à cidade portuguesa, apesar de não haver bacalhau em águas lusitanas.

Bacalhau saithe tem sabor mais forte e coloração mais escura (Foto: Mateus Mondini/G1) - Cod gadus morhua: pescado no Atlântico Norte, esse peixe é considerado o bacalhau mais nobre devido a sua alimentação, já que é encontrado nas profundezas do oceano.

Use leite, ele ajuda a depurar a carne do peixe, atraindo os compostos que causam o gosto de barro. Deixe o peixe no leite por aproximadamente 30 minutos, depois lave com água corrente e siga o preparo que está acostumado.

Dicas Para Eliminar o Sabor de Barro do Peixe
Basta colocar os filés (se forem o caso) por pelo menos 30 minutos de molho no leite e em seguida preparar o peixe a sua preferência. Limão e o vinagre por apresentar PH muito ácido, isto pode destruir os compostos.

O bagre é um peixe que habita os rios de água doce e também a água salgada, sendo encontrado em diversas partes da América do Sul. Com mais de 2 mil espécies reconhecidas no Brasil, o peixe recebe nomes diferentes de acordo com cada local, como “jandiá” e “cambeva”.

Atum azul é vendido a R$ 1,4 milhão; por que esse peixe é tão caro?

Bacalhau não é especificamente um peixe, mas sim o nome comum dado a várias espécies do gênero Gadus, além de peixes de outros grupos, principalmente quando salgados", explica Amanda Alves Gomes, bióloga e doutoranda em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP.

Gadus morhua

Gadus morhua - O mais nobre, de posta alta que se desmancha em lascas. É untuoso e suculento. Também pode ser chamado de bacalhau do Porto. Pescado no Atlântico Norte, é o bacalhau "real oficial".

Já as principais fraudes, ou seja, peixes que são rotulados e/ou vendidos como bacalhau sem de fato serem, são: Pollachius virens (pode ser identificado comercialmente como Saithe), Molva molva (identificado comercialmente como Ling) e Brosme brosme (identificado comercialmente como Zarbo).

Hoje, no Brasil, a história é parecida, mas com outros peixes que podem substituir o tradicional e fazer um falso bacalhau delicioso: a tilápia e a merluza.

Gadus morhua

Gadus morhua: chamado também de legítimo bacalhau, esse é considerado o tipo mais nobre de bacalhau, pescado em águas do Atlântico Norte. Sua coloração é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais claro. Seu sabor é bastante característico e suas lascas são tenras e saborosas.

Salmão

Salmão (de cativeiro) é criado em rio. Nesses dois peixes é raro você ter esse gosto de terra”, diz Gui Baran. Apesar de tirar o gosto e o cheiro de terra não serem tarefas simples, existem alguns segredos.

tambaquis

O gosto de barro em tambaquis é resultado de concentrações elevadas, na carne do peixe, de certos compostos (chamados off-flavour) produzidos por microrganismos presentes na água e no solo do ambiente de cultivo.

Como tanto o vinagre quanto o limão apresentam substâncias ácidas, eles fornecem íons H+ ao sistema. Esses íons reagem com os ânions OH-, formando água (H+ + OH- H2O). O consumo desses ânions desloca o equilíbrio para a direita. Assim, a "perfumada" amina é consumida, e o seu cheirinho desaparece.

Isso acontece devido ao lançamento direto da ração rica em compostos orgânicos e fósforo na água, ou pela liberação de resíduos da produção de sistemas fechados nos ambientes aquáticos. Os peixes produzidos também excretam uma grande quantidade de compostos nitrogenados e fosforados, podendo causar eutrofização.

Os peixes oleosos, como a anchova e o robalo podem apresentar um odor forte e suspeito, que é difícil de eliminar, exigindo técnicas especiais para suavizar o sabor. Embora grelhar seja uma das formas mais saudáveis de se preparar peixes, esse método pode fazer com que o gosto se torne ainda mais forte.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com vinagre

  1. Enquanto você prepara o peixe, coloque em outro queimador do fogão uma panela com três partes de água para duas de vinagre de álcool.
  2. Acenda o queimador e deixe a mistura ferver, em fogo baixo. Assim, o cheiro de peixe vai sendo neutralizado.

Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.

O ferrão dos bagres marinhos está localizado nas nadadeiras, estando um na região distal de cada nadadeira peitoral e um na dorsal. Vale destacar que o veneno do bagre é encontrado em três fontes: nos ferrões, em glândulas presentes na base dos espinhos e em um muco produzido pelas chamadas “células-club”.

De acordo com ele, os bagres possuem uma bolsa de veneno e, quando o animal espeta a vítima, a substância é 'imediatamente inoculada' [passa para o corpo]. Ele acrescentou que o veneno pode causar uma dor intensa na vítima, que pode durar horas, causar inchaço no local, febre e até necrose.