Como é feito o metanol?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Atualmente, em escala industrial, é produzido predominantemente a partir do gás natural pelo processo de reforma valor ou gaseificação do carvão, sendo obtido o gás de síntese, composto principalmente de CO, CO2 e H2, na correta proporção para a síntese do metanol.

Em termos de composição química, o etanol é o primo mais próximo do metanol. Ele contém um átomo de carbono e mais dois átomos de hidrogênio em uma única molécula. Essa diferença aparentemente pequena, no entanto, altera parcialmente as propriedades do álcool etílico, tornando-o mais seguro para os seres humanos.

Metanol, também conhecido como álcool metílico, é um álcool obtido a partir da mistura de carvão e água. De fórmula molecular CH3OH, este composto é muito usado em processos industriais, constitui matéria-prima de polímeros (plásticos) e é solvente na obtenção de produtos farmacêuticos.

A legislação brasileira impede o uso do metanol como combustível devido, justamente, à sua alta toxicidade. Na verdade, ele é usado apenas como matéria-prima para sintetizar produtos químicos, que, por sua vez, são usados na produção de adesivos, solventes, pisos, revestimentos, entre outros.

O metanol é um álcool tóxico, que se ingerido, pode causar cegueira e até levar à morte. Os casos mais graves são os da contaminação criminosa de bebidas alcoólicas.

Conhecido também como álcool etílico e hidrato de metilo, o metanol é um biocombustível altamente inflamável. Esta substância é obtida a partir da destilação destrutiva de madeiras (principal meio de obtenção), processamento, pelo processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil.

Ele pode ser obtido industrialmente pela reação do monóxido de carbono com o gás hidrogênio. Admita que a entalpia padrão dessa reação seja constante e igual a –90 kJ/mol de metanol formado e que a mistura reacional tenha comportamento de gás ideal. o uso de catalisador desloca o equilíbrio em direção aos produtos.

O metanol é usado principalmente como solvente industrial para ajudar a criar tintas, resinas, adesivos e corantes. Também é usado como solvente na fabricação de importantes ingredientes e produtos farmacêuticos, como colesterol, estreptomicina, vitaminas e hormônios.

Na indústria química, essa transformação ocorre por meio da produção de hidrogênio e CO2 realizada em pelo menos duas etapas e com condições de temperatura e pressão muito altas. Conseguir fazer isso em condições mais brandas, gastando menos energia e obtendo metanol é um avanço”, afirma Teixeira.

Produzido a partir de madeiras, o metanol, por lei, só deve ser utilizado como um solvente, e não pode ser misturado à gasolina e ao etanol.

Em primeiro lugar, acredito que a principal desvantagem do metanol é a sua alta toxicidade, que pode levar indivíduos expostos a ele a sofrer diversos males como cegueira e morte, exigindo muito cuidado com a sua manipulação.

É usado como solvente, como reagente na indústria química e como combustível. O maior consumidor mundial de metanol é a China, que o utiliza em misturas com gasolina para aumentar a eficiência da mesma e como combustível de caldeira.

O metanol é um combustível alternativo para motores de combustão interna e outros, seja em combinação com gasolina ou diretamente (“puro”). É usado em carros de corrida e na China.

incolor

O Álcool Metílico (Metanol) é um líquido claro, incolor, volátil, altamente polar com um odor característico.

O processo para determinar a concentração de metanol em amostras de gasolina, etanol ou de bebidas alcoólicas é feito em duas etapas. A primeira envolve a adição de um sal à amostra que se pretende analisar. Caso haja a presença do metanol no líquido, ele se transformará em formol.

O metanol é usado como matéria-prima do formaldeído (usado na produção do formol), como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal e vegetal, como solvente de tintas e vernizes, em perfumaria (com o nome de essência colonial), na produção de biodiesel, no preparo de medicamentos e, principalmente, ...

Entre a primeira semana de fevereiro de 2022 e a primeira semana de fevereiro de 2023, o preço médio do etanol hidratado nos postos brasileiros caiu 36%, considerando a inflação do período, para R$ 3,82 por litro.