Como é feito o exame potencial?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Potencial evocado Somato sensitivo é quando colocamos eletrodos de superfície no couro cabeludo para realizar registros similares ao do eletroencefalograma e ao mesmo tempo realizamos istmos elétricos na pele ou nos nervos de determinada região do corpo e registramos como esse estímulo chega ao cérebro.

Potencial Evocado Somato-Sensitivo (PESS)
E para que possa ser realizado, os eletrodos são posicionados no couro cabeludo e na região da pele que vai indicar se há lesões não observadas em exames de imagem, podendo ser dos membros inferiores (MMII) e/ou superiores (MMSS).

O potencial evocado auditivo de tronco encefálico é um exame que auxilia na detecção de alterações auditivas estruturais, avaliando o potencial auditivo desde o nervo periférico até o tronco encefálico. Este estudo também é conhecido como POTENCIAL EVOCADO DE TRONCO CEREBRAL (PEA-TC) OU BERA.

- O exame consiste na aplicação de uma série de estímulos elétricos (pequenos choques) no punho e captação das respostas nervosas ao longo do trajeto até o cérebro. - Há um leve desconforto, mas é tolerável. Não é realizado sob sedação ou anestesia. - O exame é realizado em ambos os lados de forma comparativa.

Trata-se de um exame que provoca estímulos externos no paciente, por meio de eletrodos e acessórios específicos, que geram uma resposta do cérebro. O estímulo pode ser visual, auditivo, cognitivo, somatossensitivo ou motor. Em outras palavras, depende de qual parte do corpo é necessário examinar.

O Potencial Evocado Cognitivo P300 ou potencial evocado auditivo de longa latência, tem a finalidade de analisar o processamento cognitivo central. Ou seja, analisa-se os processos que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a cognição, memória e atenção, e que são necessárias ao processamento auditivo central.

Indicações para se utilizar o potencial evocado motor é para saber se uma imagem na ressonância que mostra compressão da medula aquilo realmente está gerando consequência neurológica e até mesmo para saber se alguém que está com uma clínica de paralisia de membros está com algum problema de condução de estímulo ...

O QUE É POTENCIAL EVOCADO SOMATO SENSITIVO ? O Potencial Evocado Somato-Sensitivo (PESS) é um teste neurofisiológico que visa reconhecer e avaliar o funcionamento das vias neurais periféricas e centrais.

Há escassez de estudos atuais com valores de normalidade. Kraus et al. estabeleceram valores entre 250 e 350ms para latência do P300 em indivíduos adultos. Outros estudiosos(5) descreveram uma faixa maior de latência para o P300, variando de 220 a 380ms.

Com o Mapeamento Cerebral é possível definir com mais precisão a área do cérebro que não está em bom funcionamento, seja por um tumor, um AVC (derrame) ou epilepsia. Com este exame, também é possível acompanhar evolutivamente alguns casos de doenças degenerativas cerebrais.

O exame é indolor e dura cerca de 45 minutos. Para realização do exame em criança pode ser preciso o uso de algumas medicações para induzir o sono. Estas medicações são indicadas pelo médico presente no dia do exame, variando de acordo com o peso, a suspeita clínica e outras características do paciente.

Possui o objetivo de avaliar a integridade funcional do nervo auditivo e determinar se há ou não um distúrbio na audição e seu grau. Além disso, possibilita que o médico identifique se a causa é decorrente de uma lesão no nervo auditivo, ou ainda, no tronco encefálico.

O exame é indolor e não invasivo!
Na Clínica Andreia Lot, temos como diferencial o uso de um método indolor e não invasivo, com uma nova tecnologia que possibilita a avaliação de bebês, crianças pequenas, entre outros, sem a necessidade de sedação.

ELETRONEUROMIOGRAFIA DE QUATRO MEMBROS
É um exame que leva mais tempo para sua adequada realização, e pode ser muito útil na avaliação de doenças que comprometem de uma forma global os nervos, como a maioria dos casos de polineuropatias, mononeuropatias múltiplas, doenças musculares e doenças do neurônio motor.

O que é Eletroneuromiografia? A eletroneuromiografia é um exame indicado para a identificação de possíveis lesões no sistema nervoso periférico, nervos e músculos.

Com este exame, avalia-se a integridade dos nervos das vias auditivas, realizando o registro da atividade elétrica no sistema auditivo e o estado do nervo auditivo.

Laudo de eletroencefalograma anormal
Essas alterações, chamadas de picos, podem indicar doenças como epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC), tumores ou lesões cerebrais. Outro sinal de alerta ocorre se o exame mostrar padrões de atividade distintos nos dois lados do cérebro.

O que é potencial evocado auditivo? O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), também conhecido como BERA (sua sigla em inglês), avalia o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico, tendo como objetivo analisar a integridade das vias auditivas.

O potencial cognitivo P300 é um teste que avalia os processos cognitivos da audição e serve para informar ao clínico sobre a integridade das vias nervosas auditivas centrais.