Como é feito o exame do sono?

Perguntado por: ibernardes5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Há duas forma de se medir o exame: Em laboratório: o paciente se dirige a um local específico, onde ficará por uma noite, acomodado e monitorado. Através de um dispositivo digital: podendo ser feito em sua própria casa.

Os dois problemas principais diagnosticados com a polissonografia. Ronco e a apneia do sono se destacam dentre os distúrbios que podem ser identificados, diagnosticados e tratados com o auxílio da polissonografia.

O cliente deve levar seus objetos de uso pessoal como pijama ou camisola, escova de dentes, escova de cabelos, e chinelos.

O teste tem como duração uma noite de sono do paciente, podendo ser executado em laboratórios especializados ou, até mesmo, no conforto do seu lar.

Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado. A complexidade da polissonografia, determinada pela quantidade de sistemas e funções monitorados, também impacta no preço do procedimento.

A análise dos dados será realizada dentro de 48 horas após a chegada do aparelho na clínica. Um cartão explicativo do passo a passo acompanhará o aparelho da polissonografia para você conseguir instala-lo com toda segurança e facilidade.

Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio.

“Os remédios para dormir podem favorecer o relaxamento das vias aéreas, ocasionar o ronco e, consequentemente, agravar as ocorrências de apneia do sono. De qualquer forma, o ideal é buscar auxílio de um profissional, que avaliará os efeitos que o uso do remédio causará para a saúde do paciente”, completa.

Neurologista

Neurologista. O neurologista é também um médico que cuida do sono.

A eficiência do sono é a relação entre o tempo que o paciente ficou na cama e o tempo real de sono, varia de acordo com a afixa etária mas o ideal é que esteja acima de 85%.

A polissonografia pelo SUS precisará ser feita no hospital do SUS que disponibilizará o recurso em sua região. É válido ressaltar que os pacientes do sistema público de saúde não conseguem realizar agendamento por conta própria.

- Nenhum tipo de maquiagem ou creme deve ser usado no dia do exame, nem mesmo esmalte nas unhas das mãos. - Na data agendada para a realização da polissonografia, o cliente não pode dormir durante o dia. Da mesma forma, precisa evitar o consumo de bebidas alcoólicas, chá, café e refrigerantes.

Você precisa retornar ao seu médico antes desse período para completar o raciocínio diagnóstico e receber o tratamento adequado.

A POLISSONOGRAFIA É UM EXAME INDOLOR, QUE NÃO TRAZ MAIORES DESCONFORTOS AO PACIENTE. ALGUNS PARÂMETROS DO SEU SONO SERÃO MONITORIZADOS DURANTE A NOITE ATRAVÉS DE ELETRODOS E SENSORES COLOCADOS NO SEU CORPO. O LABORATÓRIO DE SONO FUNCIONA DAS 19H ÀS 7H DA MANHÃ.

A eletromiografia é um exame simples, indolor e não invasivo, realizado na clínica do especialista em dor orofacial. Ele é o único exame capaz de detectar o bruxismo de vigília. Para isso, utiliza-se sensores ou eletrodos capazes de monitorar em tempo real a atividade elétrica dos músculos que se pretende analisar.

A polissonografia deve ser solicitada em pacientes em investigação para SAOS e diante de sonolência excessiva diurna, roncopatia, obesidade e hipertensão arterial, principalmente diante do quadro de hipertensão de difícil controle.

As principais causas da apneia do sono são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração. No entanto, é possível ressaltar alguns fatores de risco que aumentam as chances do paciente desenvolver a apneia.

Tipos de insônia, você sabe qual o seu?

  • Insônia inicial. ...
  • Insônia de manutenção. ...
  • Insônia terminal. ...
  • Insônia transitória. ...
  • Insônia aguda. ...
  • Insônia crônica. ...
  • Insônia primária. ...
  • Insônia secundária.
  • Polissonografia nível I. A polissonografia nível I é o exame padrão realizado para diagnóstico dos distúrbios do sono. ...
  • Polissonografias tipo II, III, IV. ...
  • Polissonografias de titulação de CPAP e de outros aparelhos de pressão não invasiva.