Como é feito o exame de vista para o Detran?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

No exame de vista do DETRAN, são realizados testes sobre a acuidade e o campo de visão do condutor. Apenas relembrando: acuidade é grande capacidade de percepção dos olhos. A referida avaliação é feita em um consultório credenciado e ela avalia tanto a visão central quanto a visão periférica.

“A maior parte das reprovações nos exames visuais do Detran acontece por causa de erros refrativos, ou seja, é necessário fazer a correção do grau dos óculos ou a receita de novos óculos para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A letra “B” central da primeira linha corresponde a uma visão de 20/200. Uma pessoa que não consegue enxergá-la mesmo usando óculos, legalmente é considerada “cega”. As letras “Y” e “T” da também da primeira linha corresponde a uma visão de 20/100. A segunda linha 20/50.

Quanto tempo demora o exame médico e psicotécnico do DETRAN? O exame demora, em média, 1 (uma) hora.

Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos. Coloque-se aproximadamente a 1m do ecrã. Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique as imagens abaixo. Se vir as linhas bem focadas, da mesma espessura e com o mesmo tom de negro, então à partida a sua visão é normal.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir. O uso de lentes corretivas é de uso obrigatório para motoristas com problemas de visão.

No dia do exame deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame. Não é necessário suspender o uso de lentes de contato.

O especialista afirma que resolução 80/98 do Código de Transito Brasileiro prevê que o candidato à CNH deve distinguir as cores do semáforo - verde, amarelo e vermelho - mas não especifica o tipo de teste de visão de cores a ser aplicado, nem exige o diagnóstico negativo de daltonismo.

Não é legal reprovar no exame de vista do Detran e isso você já sabe. É importante não negligenciar sua saúde ocular, pois, como dito anteriormente, um probleminha acaba se tornando um problema e um descuido pode te levar a reprovar em exames que, querendo ou não, são importantes na vida.

Teste simples para a visão de perto
Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita.

Os médicos chegam a esse resultado dividindo os números: a visão é medida na distância de 20 pés, o que seria aproximadamente 6 metros. Por exemplo: Alguém com visão 20/20 é considerado com 100% de acuidade.

Na receita, é na coluna CIL que o médico oftalmologista preenche as informações do grau cilíndrico.

A taxa do exame médico é de R$ 87,55. O psicotécnico custa R$ 102,14.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

Nos casos de membros superiores, é bem mais provável que na carteira de habilitação especial esteja constando as letras D e F, que correspondem a uso obrigatório de veículo com transmissão elétrica e uso obrigatório de veículo com direção hidráulica, respectivamente.

A observação A é relativa à necessidade de uso de lentes corretivas, como óculos, para dirigir. Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

Visão monocular é o termo utilizado para pessoas que só enxergam com um dos olhos, independente do motivo. A lei permite que pessoas com visão monocular conduzam veículos das categorias “A” e “B”, vetando, portanto, a condução de ônibus, caminhões e carretas.

e-Cidadania
ATUALMENTE, PESSOAS COM VISÃO SUBNORMAL, ACUIDADE VISUAL ENTRE 20/70 E 20/200 NÃO PODEM DIRIGIR (TIRAR CNH)NO BRASIL.

Dentre as várias novidades introduzidas pela Lei 14.071/2020, que alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), prevê permissão de conversão à direita, mesmo com o semáforo vermelho, desde que haja sinalização que permita esse movimento do veículo.

Basta informar o número do RENACH, data de nascimento, data da prova, e selecionar o tipo de exame realizado (duas rodas; quatro rodas B; ou quatro rodas C,D e E). Depois marque a opção "Não sou um robô" e realize a consulta.

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar um mito sobre a prova do DETRAN: ela não é tão fácil como muitos dizem por aí. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).