Como é feito o exame de tomografia da face?

Perguntado por: rdias8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como é feito a Tomografia dos Seios Face? O técnico de enfermagem posiciona o paciente na mesa do tomógrafo, corrigindo a posição de acordo com o exame e deixando o paciente na posição mais confortável possível. Se o exame tiver indicação de fazer o contraste, é necessário pegar um acesso venoso.

- Para a realização do procedimento, é necessário comparecer à unidade sem maquiagem nem gel ou creme nos cabelos, bem como sem joias, brincos e pingentes. Além disso, recomenda-se a retirada de piercings.

O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Quanto tempo demora o exame? Uma TC de seios da face possui uma duração média de 10 minutos. Embora a aquisição de imagens não cause qualquer tipo de dor, pode haver algum desconforto pelo fator de ter que permanecer imóvel por vários minutos.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Com isso, é capaz de diagnosticar doenças, como: pneumonia, embolia pulmonar, aneurismas, tumores benignos e malignos, AVC, edemas cerebrais, fraturas, hemorragias e, até mesmo, pequenos nódulos.

Raio-x: é um dos exames para sinusite e rinite mais indicados. Pelas imagens, o médico consegue identificar inflamações profundas ou obstruções físicas que podem estar contribuindo para o quadro. – Teste de alergia: dentre os exames para sinusite e rinite, o teste de alergia é específico para rinite alérgica.

Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

A tomografia sem contraste não precisa de considerações específicas, podendo ser realizada sem nenhum preparo específico. Não é necessário jejum ou mesmo hidratação antes da TC.

Utilizar preferencialmente roupas de algodão e que não contenha adornos ou itens metálicos (botões e zíper), incluindo roupas íntimas; Adornos metálicos (brincos, colares, piercings, relógios, dentre outros) devem ser retirados antes do exame.

Para a realização do exame é necessário vestir roupas que não contenham metal como zíper, botões e adereços. Recomenda-se o uso de moletom ou roupa de malha (algodão).

A tomografia é um exame que utiliza radiação (em dose maior que os raios X), portanto, é contraindicada para gestantes. Nos casos em que se usa contraste (substância que pode ser necessária para permitir uma visão mais nítida dos tecidos), também é contraindicada para pessoas que têm alergia a iodo.

Preparo do exame de tomografia
O preparo varia de acordo com a região do paciente a ser examinada. Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino.

Principais indicações da tomografia com contraste
A maior parte das indicações é feita para órgãos abdominais e vasos sanguíneos. No caso das estruturas do abdômen, além da baixa densidade, há uma sobreposição de tecidos que dificulta a análise pela tomografia sem contraste.

Opacificação dos seios paranasais:
A opacificação é um termo usado para descrever a presença de material denso nos seios paranasais, que pode ser líquido, muco ou tecido inflamado. Na tomografia, a opacificação aparece como áreas escuras ou cinzentas, indicando a presença de inflamação e/ou infecção nos seios.