Como é feito o exame de proctologista?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

O médico irá dispor de luvas e luz auxiliar. A inspeção anal significa olhar o ânus (sua margem e canal anal distal). O toque retal é feito com o dedo indicador protegido por luvas, com o auxílio de pomada anestésica, a qual é aplicada antes de se introduzir o dedo. Isso reduz a sensibilidade e lubrifica o canal anal.

A proctologia e coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorróidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

O proctologista atua tanto por meio de tratamentos com remédios como com intervenções cirúrgicas quando necessário. Portanto, vale muito a pena se consultar com um proctologista e cuidar de sua saúde. Não é vergonha ir a esse especialista e sim sinal de que você se importa com o funcionamento efetivo de seu corpo.

Portanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico correto. Se você tiver sintomas como sangramento retal, dor ou desconforto anal, ou mudanças no hábito intestinal, o médico provavelmente fará um exame físico para verificar sehemorroidas ou outros problemas na região anal.

Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo. A ausência da depilação não interfere no resultado do exame.

Agende sua consulta com coloproctologia por apenas R$ 130,00 reais.

O exame de colonoscopia é realizado com o paciente em posição lateral, deitado sobre o seu lado esquerdo. É realizada a sedação, para que haja maior conforto para o paciente, evitando ansiedade e dor por parte do paciente.

A hemorroida deve ser diagnosticada pelo médico durante o exame físico, e complementado com a anuscopia e ocasionalmente com a colonoscopia. A colonoscopia permite avaliar o intestino grosso e o reto, identificando se há outras causas para o sangramento.

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

Não é necessário nenhum tipo de preparo para realizar o exame de toque retal. O processo é bastante rápido, e leva menos de 1 minuto. Porém, é importante informar ao médico caso já esteja sentindo algum sintoma, como dor ou incômodo no ânus.

Presença de sangue nas fezes. Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal. Cansaço e fadiga. Perda de peso sem um motivo específico.

Como é o diagnóstico do câncer colorretal?

  1. Imunoquímico fecal. O teste de imunoquímica fecal (FIT) é também chamado de teste imunoquímico de sangue oculto nas fezes (FOBT). ...
  2. DNA das fezes. Este teste analisa seções anômalas do DNA das células da região. ...
  3. Colonoscopia. ...
  4. Colonoscopia virtual. ...
  5. Sigmoidoscopia flexível.

A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização. Sintomas como anemia, fraqueza e perda de peso podem aparecer. O tratamento de câncer colorretal varia de acordo com a localização e a extensão do tumor, além das condições clínicas do paciente.

Os principais exames realizados ao consultar um proctologista são a anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia, manometria anorretal, entre outros. Durante a consulta, o proctologista também pode realizar o exame de toque retal para avaliar o ânus, os esfíncteres e a parte final do reto.

Quais problemas de saúde a colonoscopia consegue detectar?

  1. Colites. ...
  2. Doença celíaca. ...
  3. Diverticulite. ...
  4. Doença de Crohn. ...
  5. Pólipos. ...
  6. Hemorroidas. ...
  7. Câncer colorretal.