Como é feito o exame de imagem?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

O exame é feito em uma sala apropriada, onde o paciente se deita na mesa de exame e se inicia a captação das imagens. A depender da hipótese clínica, poderá ser necessária a utilização de contraste na veia.

Geralmente, o tempo médio do exame é de 10 a 30 minutos. O resultado muitas vezes pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Os exames de imagem são feitos por médicos radiologistas que, a partir dos resultados, elaboram um laudo técnico. Este laudo é encaminhado para o médico que o solicitou. Ele é quem fará a interpretação das imagens e irá explicar para o paciente quais são os resultados e o que eles significam.

Veja quais são os principais exames de imagem!

  • Tomografia computadorizada. A tomografia computadorizada é utilizada na emissão de raio-x e oferece uma visão ampla dos tecidos em diferentes dimensões. ...
  • Ressonância magnética. ...
  • Radiografia. ...
  • Mamografia. ...
  • Ultrassonografia.

Continue a leitura e conheça-os!

  1. Ultrassonografia. A ultrassonografia ou, simplesmente, ultrassom, é um tipo de exame que não utiliza radiação. ...
  2. Ecocardiograma bidimensional com doppler. ...
  3. Raio X contrastado. ...
  4. Tomografia computadorizada. ...
  5. Ressonância magnética. ...
  6. Angiografia por ressonância magnética. ...
  7. Cintilografia.

Tomografia computadorizada
Como benefício, a TC é um exame para detectar câncer que permite identificar a patologia precocemente e utiliza baixas doses de radiação.

Por isso, para diagnosticar um câncer, são necessários além dos exames de sangue, de imagem, biópsias, testes genéticos, exames endoscópicos e/ou, até mesmo, cirurgias. Neste artigo, mostramos quais exames de sangue ajudam a detectar os cânceres gastrointestinais, especificamente.

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.

Também conhecido como tomografia axial computadorizada, a tomografia computadorizada é um tipo de exame de diagnóstico por imagem que permite que os médicos vejam seções transversais do corpo. As imagens transversais produzem imagens mais detalhadas do que uma radiografia convencional.

A radiografia foi o primeiro exame de imagem.

A Ultrassonografia ou Ultrassom é um método diagnóstico, que utiliza ondas sonoras para obter imagens em tempo real dos órgãos e estruturas internas. Como é o exame? O exame dura em torno de 5 minutos à 20 minutos, dependendo de seu objetivo.

Há diversos tipos de exames de imagem disponíveis na medicina. Radiação: tomografias computadorizadas, radiografias (raio-x), mamografia, angiografia, densitometria óssea e medicina nuclear; Ondas sonoras: ultrassonografias; Campos magnéticos: ressonâncias magnéticas.

O aparelho de ressonância magnética é o mais caro do mercado e poucas clínicas ou hospitais conseguem investir num serviço com esse tipo de exame.

As vezes, a tomografia e a ressonância magnética são complementares e necessários. Em casos de dúvidas, o médico radiologista pode orientar qual o melhor procedimento para cada caso, além de decidir a necessidade e a possibilidade de uso do contraste. A tomografia é um exame mais barato e com menor custo de execução.

Para que serve a tomografia
Também auxilia na detecção de problemas graves como acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar, edema cerebral, derrame pleural, peritoneal ou cardíaco, além de ser utilizada em casos de traumas, podendo identificar ferimentos, fraturas ou hemorragias.

O preço da ressonância magnética pode variar entre R$ 800 e R$ 1.000*, dependendo da área diagnosticada, segmentos avaliados e complexidade do exame.

Os exames de tomografia computadorizada são um método mais confiável para o diagnóstico diferencial de nódulos tireoidianos do que os exames de ultrassonografia, seguidos por biópsia por aspiração com agulha fina.