Como é feito o exame de ecodopplercardiograma?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como o exame de ecodopplercardiograma é feito? O procedimento é feito com o paciente deitado em uma maca de exame, com lateralizações do toráx para uma melhor análise. Ecocardiograma transtorácico, o mais comumente realizado, não requer jejum e se assemelha a um exame de ultrassom.

Também chamado de ecocardiograma transtorácico, o ecodopplercardiograma transtorácico é um tipo de exame médico que permite que o médico estude a estrutura do coração do paciente, além dos movimentos realizados pelo órgão e do fluxo sanguíneo que entra e que sai de dentro dele.

O ecodopplercardiograma serve para analisar a saúde do coração, identificando possíveis anormalidades e doenças nas cavidades, válvulas e vasos sanguíneos. Por ser um exame sensível e detalhado, tem papel fundamental no diagnóstico de cardiopatias, anomalias congênitas e outras patologias.

O exame de ecocardiograma é completamente não invasivo, indolor e não causa qualquer tipo de problema ou risco ao paciente que o fizer. A única ressalva é que a pessoa examinada precisará remover acessórios (como joias) e a blusa. Mulheres podem estar vestidas com sutiãs ou tops sem itens metálicos.

O preparo do Ecocardiograma não exige nada especial, como o jejum, por exemplo. Apenas, a retirada de joias e a troca de roupa por uma camisola cirúrgica, melhorando o conforto do paciente durante o exame.

Como o exame de ecodopplercardiograma é feito? O procedimento é feito com o paciente deitado em uma maca de exame, com lateralizações do toráx para uma melhor análise. Ecocardiograma transtorácico, o mais comumente realizado, não requer jejum e se assemelha a um exame de ultrassom.

Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Já o ecodopplercardiograma é um dos principais exames de ultrassonografia com doppler para avaliação do funcionamento de estruturas anatômicas na área do coração.

O ecocardiograma transtorácico é um procedimento simples, realizado com o auxílio de um ecógrafo (aparelho responsável pela emissão de ondas de alta frequência). Trata-se de um exame indolor e não invasivo, que leva cerca de 20 minutos.

Além de identificar a existência e a gravidade de uma ou mais obstruções nas artérias coronárias, o cateterismo cardíaco permite também identificar outros problemas estruturais no coração.

O exame que confirma a insuficiência cardíaca é o ecocardiograma e substâncias produzidas pelo coração insuficiente também podem auxiliar no diagnóstico, como o peptídeo natriurético tipo B, conhecido como BNP.

Agora considera-se FE de VE normal em homens se entre 52% e 72% e entre mulheres, entre 54% e 74%. Entre 30% e 40% é disfunção moderada. Acima disto mas abaixo do valor da normalidade, disfunção discreta.

Um laudo ecg alterado não representa necessariamente que o paciente tenha uma doença no coração. A alteração no eletrocardiograma pode ser decorrente de um exame mal feito, seja por falta de preparo adequado da pele do paciente dourante o exame, seja por posição errada dos eletrodos, até logicamente doenças graves.

- Se a solicitação for com dobutamina ou ecocardiograma sob esforço físico, não precisa suspender nenhuma medicação. - Nas 24 horas que antecedem o exame, não ingerir café, chá, chocolate, refrigerantes e bebidas alcoólicas. - No dia do exame, não fazer exercícios físicos. - O exame requer duas horas de jejum.

Como é o preparo para o ecocardiograma
Um ecocardiograma convencional não exige nenhum preparo específico. Em crianças pequenas, que podem ficar agitadas e dificultar o exame, pode ser necessário sedação, o que requer jejum de 4 a 6 horas.

1 - O paciente NÃO deverá vir em jejum (última refeição a menos de 2 horas). NÃO tomar café, chá, refrigerantes e bebidas alcoólicas pelo menos 2 horas antes do exame; 2 – O paciente deverá evitar passar óleos ou cremes na pele porque podem interferir com a leitura eletrocardiográfica do teste ergométrico.

A resposta é sim, visto que o material usado para confeccionar o sutiã promove várias interferências no eletrocardiograma. Também ocorre problemas de posicionamento na colocação dos eletrodos no tórax, visto que os locais exatos de colocação ficam embaixo do sutiã.

Raio X de tórax
Partindo para os exames de imagem, temos o raio X de tórax, que é importante para avaliar diversas estruturas do tórax, inclusive o coração. Ele é indicado para avaliar o tamanho e o formato do coração, o que é importante para investigar, por exemplo, quadros de insuficiência cardíaca.

Como é feito:
Após a realização de uma ecocardiograma convencional, o paciente recebe medicamentos por via intravenosa (aplicados na veia) e em doses crescentes a cada 3 minutos (chamados “estágios do exame”), promovendo aumento da frequência e da força de contração do coração.