Como é feito o exame de bioimpedância?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

O exame é realizado em uma maca, onde serão colocados eletrodos nas mãos e pés do paciente, que emitirão uma corrente elétrica suave que passará entre os tecidos corporais do organismo. Após iniciado o exame tem duração de cerca de 2 minutos.

O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180. Na Smart Fit, é possível realizar o primeiro gratuitamente. E assinando o pacote de Bioimpedancias do Smart Fit Nutri, realizar uma por mês muito mais em conta.

Urinar 30 minutos antes do teste; O melhor período para a mulher ser avaliada é no meio do ciclo menstrual, onde a retenção hídrica é menor (do 7º ao 21º dias do ciclo); Quando for repetir o teste, procure fazer sempre no mesmo período do dia. *Na clínica o exame é realizado no período da manhã, com agendamento prévio.

A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

O exame é realizado em uma maca, onde serão colocados eletrodos nas mãos e pés do paciente, que emitirão uma corrente elétrica suave que passará entre os tecidos corporais do organismo. Após iniciado o exame tem duração de cerca de 2 minutos. Durante o exame o paciente não poderá se mexer.

Por se tratar de um procedimento que envolve a aplicação de uma corrente elétrica no corpo, ainda que leve, o exame de bioimpedância não é adequado para pessoas que possuam algum tipo de metal no corpo, tais como marca-passo, pinos e próteses. As grávidas também não devem realizar o procedimento.

Qual é o profissional responsável por fazer o exame de bioimpedância? O exame de bioimpedância pode ser feito por um nutricionista ou endocrinologista. Trata-se de um procedimento simples, feito em alguns minutos e muito eficiente para acompanhar pacientes com sobrepeso e obesidade.

ALIMENTAÇÃO Permaneça em jejum (alimentos e líquidos), 2 a 3 horas antes da avaliação. HIDRATAÇÃO e DESIDRATAÇÃO Avaliações em níveis de água raramente baixos podem alterar a leitura, portanto hidrate-se bem no dia anterior ao exame. MEDICAÇÃO Alguns medicamentos diuréticos podem alterar os resultados.

Conforme a médica diz, não existe uma recomendação formal de se ter um aparelho de bioimpedância em casa, por terem baixa precisão na avaliação, especialmente quando se tem acesso a equipamentos mais tecnológicos na academia ou na clínica do profissional que acompanha o indivíduo.

Sobretudo para quem deseja iniciar a prática de atividades físicas regulares e busca uma mudança definitiva no corpo, fazer o exame de bioimpedância é extremamente importante, pois ele fornecerá as informações corretas para um plano alimentar e de exercícios.

Elementos externos que alterem a passagem da corrente elétrica, alteram o exame. Substâncias que alterem o metabolismo, ou a distribuição da água ente os compartimentos celulares, que causem desidratação, vasoconstrição, acúmulo de água em órgão (estômago) etc, vão interferir no resultado do exame.

Por isso, dê preferência para: Roupas de ginástica. Shorts. Camisetas.

Urine pelo menos 30 minutos antes do exame
Por fim, na preparação para o exame de bioimpedância é recomendado que, dentro do período de 30 minutos ou menos, antes do exame, haja a micção para eliminação da urina presente na bexiga.

Comer grandes refeições, beber álcool, menstruar, adoecer, fazer exercícios e tomar banho também podem causar variações nos níveis de hidratação.

Não comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores ao procedimento. Beber entre 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame, ou seja, estar com o corpo hidratado.

O exame de bioimpedância pode ser realizado na clínica de nutrição ou em seu domicílio. Resultado: O resultado do exame de bioimpedância é entregue em formato eletrônico ou impresso, de acordo com a preferência do paciente e contém as seguintes informações: Peso. % Gordura corporal.

Alimentação: Não é necessário estar em jejum para o exame de bioimpedância. No entanto, é recomendável evitar refeições pesadas ou receitas salgadas antes do exame, pois isso pode afetar a retenção de líquidos no corpo.

Estar de jejum de 2 horas (incluindo água e outros líquidos) antes do exame; Usar roupas leves, como legging, shorts, tops, biquínis para facilitar a realização do procedimento.