Como é feito o diagrama de Moody?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O diagrama de Moody é a representação gráfica em escala duplamente logarítmica do fator de atrito em função do número de Reynolds e a rugosidade relativa de uma tubulação. Na equação de Darcy-Weisbach aparece o termo que representa o fator de atrito de Darcy, conhecido também como coeficiente de atrito.

Como construir o diagrama de Piper? Primeiramente, precisamos converter as unidades dos íons maiores (cátions e ânions) de uma amostra de mg/L para meq/L. Assim, com o valor de meq (massa equivalente), calculamos a % de cada cátion e ânion na amostra.

Alguns fatores que influenciam nas perdas de carga são: a natureza do fluido escoado, natureza das paredes dos tubos como o diâmetro e seu envelhecimento, o regime de escoamento do fluido e a velocidade do escoamento.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

A força de atrito é uma força que age de forma contrária ao movimento de um objeto. Por exemplo, ao empurrar um livro sobre a mesa, da esquerda para a direita, a força de atrito vai agir paralelamente à superfície e com sentido da direita para a esquerda.

O coeficiente de atrito é o número que indica a maior ou menor resistência das superfícies ao movimento de objetos. O coeficiente de atrito é uma grandeza adimensional (não possui unidade de medida) que indica se as superfícies oferecem muita ou pouca resistência ao movimento de objetos.

A rugosidade de peças é verificada com o auxílio de um instrumento conhecido como rugosímetro. Este instrumento de medição possui elevada precisão para a verificação de variações no relevo de superfícies, ou seja, a existência de rugosidade.

PARÂMETROS DE RUGOSIDADE (AMPLITUDE)
Conhecido como Rt. Indica a distância vertical entre o pico mais elevado e o vale mais profundo. Uso: idem ao Ry. Vantagem: mais rígido que o Ry (considera todo comprimento de avaliação), mais fácil de ser obtido graficamente e demais vantagens do Ry.

Como fazer um diagrama

  1. Determine o tipo de diagrama que você precisa fazer. Identifique qual diagrama será melhor para ajudá-lo a organizar suas ideias e, em seguida, abra uma tela em branco. ...
  2. Adicione formas ao diagrama. ...
  3. Conecte as formas. ...
  4. Formate seu diagrama. ...
  5. Colabore, analise, aprimore e compartilhe.

O diagrama de fases é composto por três partes. Cada uma delas divide os pontos onde podemos encontrar as substâncias nos estados físicos da matéria, que são o sólido, o líquido e o gasoso. Na maioria das vezes, o diagrama possui dois eixos.

6 passos para fazer um diagrama de processo de negócio

  1. 1- Determine os componentes principais do processo. ...
  2. 2- Ordene as atividades. ...
  3. 3- Escolha os símbolos corretos para cada atividade. ...
  4. 4- Faça a conexão entre as atividades. ...
  5. 5- Indique início e fim do processo. ...
  6. 6- Revise seu diagrama de processos de negócio.

Existem dois tipos de perda de carga tubulação: as distribuídas e as localizadas.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

Peso de um corpo é a força gravitacional exercida sobre ele. Em outras palavras, podemos afirmar que peso é a mesma coisa que força da gravidade (P = Fg).

A força normal é calculada da mesma forma que o peso: massa vezes aceleração da gravidade (N=P=m.g).

Essa força de compressão é representada pela força normal.

  • Força de atrito estático e cinético.
  • Força de atrito estático.
  • Força de atrito cinético.

Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento.

A força de atrito pode ser classificada de duas maneiras: estática ou cinética.