Como é feito o diagnóstico da superdotação?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação.

No processo de identificação do aluno com AH/SD devem participar os professores, pais e profissionais de áreas especializadas. Os psicólogos podem contribuir com a aplicação de testes padronizados, para uma verificação da produção cognitiva do aluno.

Superdotação não é transtorno, doença ou síndrome; portanto não há diagnóstico, CID ou laudo.

CID F81

CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Os alunos superdotados têm excelente memória de trabalho, o que faz com que seus resultados acadêmicos sejam acima da média. Em contraste, a memória de trabalho deficiente dos alunos com TDAH leva ao baixo desempenho e dificuldades de aprendizagem.

Segundo Renzulli (2004), a superdotação está dividida em dois tipos, a superdotação escolar ou acadêmica e a superdotação produtivo-criativa.

Para o aluno superdotado, recomenda-se a permanência no ensino comum, com apoio especializado, ou seja, o aluno freqüentará a sala de aula, onde deverá receber atendimento diferenciado através de estratégias de enriquecimento curricular e freqüentar, em contraturno, um serviço de apoio especializado que promova ...

De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), esses alunos apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.

O que causa a superdotação? A superdotação tem influência na personalidade da criança e na herança genética, além de fatores ambientais, seja na família ou a escola, que podem contribuir para que estes traços sejam desenvolvidos ou depreciados.

Não é incomum que haja uma confusão entre o diagnóstico de TDAH e superdotação. Isso pode ocorrer por alguns motivos. Em primeiro lugar, crianças com AH/SD podem, em alguns casos, apresentar um baixo desempenho aparente.

Diagnóstico: Avaliação Neuropsicológica e testes de QI
Qualquer pessoa pode ser submetida a uma avaliação de QI, basta passar por um neuropsicólogo ou psicólogo habilitado a fazê-la. Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar Altas habilidades/ superdotação de crianças apenas talentosas ou prodígios.

Teste de Quociente de Inteligência (QI)
O teste de QI visa identificar as habilidades intelectuais acima da média de um indivíduo em comparação aos demais da sua respectiva faixa etária, e identifica suas capacidades lógicas e linguísticas, devendo ser aplicado apenas por um psicólogo habilitado para tal.

O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.

Enquanto o termo “altas habilidades” enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente (família, escola, cultura), o termo “superdotação” faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade.

As altas habilidades nem sempre estão associadas ao autismo, quando uma pessoa possui apenas superdotação, trata-se do caso de pessoas que apresentam características como: Internalização forte dos pensamentos e sentimentos. Interesse repetitivo e excessivo. Resistência a qualquer tipo de mudança.