Como é feito o desconto de umidade da soja?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

Esse processo consiste em retirar água dos grãos até que eles atinjam um teor de umidade ideal para o armazenamento.

13% a 15%

É recomendável a colheita da soja quando as sementes atinjam umidade compatível com a trilha mecânica, ao redor de 13% a 15%, que é uma faixa de umidade relativamente segura para minimizar injúrias mecânicas aos grãos pela colhedora.

5 – Determinação dos grãos avariados
A determinação dos grãos avariados deve ser feita com um olhar minucioso. O percentual aceitável é de 8% e, como nos outros casos, tudo acima deste valor é descontado proporcionalmente. Estes defeitos implicam na perda direta de qualidade do óleo de soja e teor proteínas presentes.

Ou seja, para calcular a umidade em b.u. basta dividir o peso da água pelo peso total da amostra de grãos e, depois, multiplicar o valor encontrado por 100.

O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.

A alta cotação da soja nos últimos anos transformou a oleaginosa na principal cultura brasileira, com uma área que corresponde a 49% do cultivo de grãos no país. Atualmente, é a principal geradora de divisas cambiais com as exportações. A leguminosa representa 40% do comércio mundial do grão e 73% do óleo.

R$ 131,53

O valor da saca da soja está cotado hoje em R$ 131,53.

A colheita de soja brasileira atingiu na última semana o percentual de 52,2% da área estimada para a safra 2021/2022.

Estes secadores têm o corpo formado por calhas. Estas são montadas em módulos colocados uns sobre os outros, formando todo o corpo do secador. O produto desce entre as calhas e o ar quente atravessa a camada de grãos, retirando assim a sua umidade.

O sistema de secagem contínua pode utilizar temperaturas do ar de 70 a 130°C, na entrada de secador, desde que os grãos não contenham muitas impurezas e/ou materiais estranhos, e que seja feita inspeção diária e remoção de poeiras, para evitar incêndio, além de acompanhamento da temperatura de massa dos grãos que não ...

A umidade influencia diretamente a produção e esporulação de inóculo de fungos. Deste modo o espaçamento entre linhas influencia diretamente no microclima e na umidade gerada entre as folhas. A Soja é mais adaptada a temperaturas entre 20 e 30 ºC, sendo o ideal para seu crescimento e desenvolvimento em torno de 30 ºC.

Por definição, Grupo de Maturidade Relativa - GMR é a duração do ciclo de desenvolvimento da cultura da soja, que vai da semeadura até a maturidade fisiológica, em dias.

(2010), para a cultura da soja recomenda-se o nível de ação de 30% de desfolha no período vegetativo da cultura e 15% no período reprodutivo da soja. Quando relacionado o NA ao número de insetos, os autores recomendam o início do controle quando forem observadas 20 lagartas grandes por metro de fileira de soja.

Impurezas são detritos do próprio produto, bem como os grãos ou frag- mentos que vazam na peneira de 3mm com crivos circulares, ou que ficam retidos, inclusive talos de soja, folhas e vagens não debulhadas, separados por catação manual.

O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.

A umidade relativa é calculada pela razão entre o percentual de água que existe no ar e o percentual de saturação. Um exemplo, se estiver marcando 30ºC, então podem existir no máximo 4% de moléculas de água como vapor, se existir 3%, a umidade relativa será de 75%, se houver 2% de água, então será 50%.