Como é feito o cereal de milho?

Perguntado por: raraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A massa de milho que passou por pressecagem é prensada em rolos cilíndricos (lisos e grandes) até se tornar flocos finos. A torrefação ocorre em torrefadores rotatórios, que desidratam os flocos até chegar à umidade menor que 3%. Nessa etapa, formam-se pequeninas bolhas nos flocos de milho.

Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, quando a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor numa cuscuzeira e servidos com um molho que pode ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira.

O milho é geralmente armazenado em silos antes de ser moído. Em seguida, o milho é limpo para remover impurezas, como pedras, palha e sujeira. Após a limpeza, o milho é descarregado no moinho, onde é triturado entre rolos de moagem para produzir farinha.

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

A única diferença é que o primeiro é mais espesso e o segundo mais fino (e, portanto, absorve mais água na hora do cozimento). O flocão, por outro lado, passa por um processo de fabricação distinto. Nele, os grãos de milho precisam passar por uma etapa chamada degerminação.

Os melhores cereais integrais para a dieta

  1. Flocos de aveia. A aveia se destaca como um dos cereais para a dieta mais completos e nutritivos. ...
  2. Gérmen de trigo. ...
  3. Cevada. ...
  4. Arroz integral. ...
  5. Trigo-sarraceno. ...
  6. Flocos de milho. ...
  7. Centeio integral.

Todo mundo já sabe que comer cereais diariamente faz bem para a saúde, e eles além de fornecerem energia, ainda reduzem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Os cereais são ricos em proteína, minerais, vitaminas e gorduras boas. Além disso, eles têm fibras, que fazem bem demais à saúde: ajudam o metabolismo, ajudam a digestão, reduzem o colesterol e o risco para outras doenças.

O cuscuz é rico em fibras, que age para a saúde intestinal, aliviando a constipação e melhorando os níveis de bactérias benéficas no intestino. Além disso, as fibras têm como função eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em nível adequado, reduzindo o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Fubá: é um produto de grãos médios, na qual o milho degerminado é moído. O resultado, nesse caso, é uma farinha com flocos mais finos, e que absorve mais água.

Quais os benefícios do cuscuz nordestino? Feito a partir do milho, ele é uma fonte de carboidrato complexo — aquele que não gera picos de glicemia no sangue e mantém a saciedade por mais tempo. Além disso, não contém glúten, o que o torna um bom substituto do pão.

Por ter uma grande quantidade de fibras digestivas, a farinha de milho ajuda no controle do colesterol LDL , ou colesterol “ruim”, diminuindo a absorção de gorduras e favorecendo a eliminação de fezes.

Sêmola ou semolina de milho é um tipo de farinha de milho grossa com grãos de 0,6 milímetros de diâmetro. Ela é utilizada no preparo de cereais matinais (sucrilhos) e salgadinhos industrializados (fandangos). A farinha de milho média (ou o famoso fubá) apresenta grãos com 0,2 milímetros de diâmetro.

A farinha de milho tradicional flocada é hidratada e triturada antes de ser torrada. A partir disso, o resultado são flocos secos e espessos, chamados de biju; já o fubá é degerminado e moído, o que faz com que seus flocos sejam mais finos e absorvam água com mais facilidade.

O flocão de milho tem baixo teor de gordura e é fonte de carboidratos. As fibras presentes no alimento também são ótimas para a saúde do intestino e ajudam a diminuir os índices de colesterol ruim. Para completar, o flocão de milho também tem ferro, um mineral que fortalece o sistema imunológico e evita a anemia.

Então perceberam que o cuscuz tem menos calorias? No entanto o arroz integral (confere aqui no blog) e as raízes oferecem mais vitaminas e minerais essenciais, incluindo magnésio, vitamina B6, fósforo, tiamina, niacina, zinco e ferro, tornando-os nutricionalmente superior ao cuscuz.

Flocos de milho pré-cozidos enriquecidos com ferro e ácido fólico.

Além disso, se consumida em excesso, a farinha de milho favorece o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Portanto, a moderação é a melhor forma de aproveitar todos os seus benefícios.