Como é feito o cálculo do IPCA?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.

Para calcular o IPCA, são coletados no primeiro ou último dia de todos os meses dados de preços do comércio, de aluguéis e prestadores de serviço. Depois, eles são distribuídos nos seguintes pesos aproximados: Transportes: 21% Alimentação e bebidas: 19%

O índice é formado por três indicadores distintos: o IPA-M, que mede os preços no atacado, com peso de 60%; o IPC, que mede os preços ao consumidor, com peso de 30%; e o INCC, que calcula a variação dos preços no setor da construção civil, com peso de 10%.

Tabela IPCA Acumulado (inflação 2023 mês a mês)
Confira IPCA mês a mês (2023): IPCA Janeiro 2023: 0,53%; IPCA Fevereiro 2023: 0,84%; IPCA Março 2023: 0,71.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,69% em março e ficou 0,07 ponto percentual (p.p.) abaixo do resultado de fevereiro (0,76%). Período Taxa Março de 2023 0,69% Fevereiro de 2023 0,76% Março de 2022 0,95% Acumulado do ano 2,01% Acumulado nos últimos 12 meses 5,36% O IPCA-E, acumulado...

Tabelas. Por determinação legal (Medida Provisória número 812 de 30 de dezembro de 1994), o IPCA - Série Especial está sendo divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desta forma, o IBGE informa que o resultado do trimestre janeiro, fevereiro e março de 2023 foi de 2,01%.

Como vimos ao longo desta matéria, o cálculo do IPCA é feito mensalmente pelo IBGE, que considera uma série de fatores para chegar a um resultado.

Assim, a fórmula para calcular juros simples é J = C i t, onde J são os juros, C é o capital, i é a taxa de juros e t é o tempo. Ou seja, J representa o montante somado ao valor inicial, o capital é a base de cálculo, a taxa de juros é o percentual aplicado sobre o capital e o tempo é prazo de capitalização.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), funciona como um medidor oficial da inflação. É ele que mede a variação de preços de determinados produtos que compõem a cesta de consumo dos brasileiros e que, a partir de 2019, é o indexador de um dos financiamentos imobiliários da CAIXA.

Dentro deste contexto, as projeções do Grupo de Conjuntura da Dimac/Ipea para o IPCA indicam que a inflação acumulada em 2023 deve manter-se no nível atual, encerrando o ano em 5,6%.

Segundo o economista, o risco de optar por um financiamento corrigido pela inflação é o índice de preços disparar, levando para cima também o valor do financiamento imobiliário. Neste momento, o IPCA está alto por causa do dólar, dos alimentos, entre outros fatores.

Na prática, o IPCA mede mensalmente a variação nos preços de uma série de produtos e serviços comercializados no varejo e compara os números obtidos com os dados do mês anterior. A variação identificada nessa equação é a inflação do mês em questão.

IPCA/IBGE é calculado mensalmente pelo IBGE.

O INPC acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,36%. Até fevereiro, o resultado acumulado em 12 meses havia sido de 5,47%. A taxa acumulada nos 12 meses encerrados em março de 2023 é a menor desde setembro de 2020 (3,89%). Confira na tabela a seguir a variação nos últimos 12 meses.

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. Os principais tipos de inflação são: de demanda, estrutural e de oferta (ou de custo).

De forma geral, a fórmula para descobrir a atualização monetária é: multiplicar o acumulado do índice em um determinado período para encontrar o novo valor. Por exemplo: se a correção foi de 20%, precisamos calcular quanto dá esse percentual diante do montante inicial e somar para ter o valor final.