Como é feito o cálculo de assiduidade?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como já vimos ao longo deste artigo, não existe uma forma padrão de calcular o valor a ser pago de assiduidade. Cada organização deve determinar a forma que será feito, assim, ele pode ocorrer de acordo com as faltas que ocorreram em determinado período, uma porcentagem salarial, prêmios, etc.

Assiduidade: Não falta ao trabalho. Pontualidade: Não chega atrasado e cumpri o horário da Instituição. Apresentação Pessoal: Apresenta-se ao trabalho com asseio pessoal e higiene.

Aqui, é importante destacar que a falta com declaração de comparecimento ou atestado médico não devem ser consideradas falta de assiduidade, mas sim as faltas não justificadas ou consecutivas que podem ser encaixadas como abandono de emprego.

Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.

Premiação

  1. O pagamento do prêmio está atrelado a liberalidade (vontade) do empregador;
  2. Ao bom desempenho do colaborador;
  3. Não pode ser um substituto do pagamento salarial no contrato de trabalho.

Para não restar dúvidas de que o pagamento de prêmios para o colaborador não se trata de um acréscimo indevido de salário, a empresa pode optar por depositar o valor em um cartão de benefícios flexíveis aceito em diversos estabelecimentos, no qual o usuário terá facilidade e autonomia para gastar seu dinheiro da ...

A assiduidade no mercado de trabalho se refere a consistência, comprometimento e engajamento. Colaboradores assíduos são aqueles dedicados, esforçados e que prezam por um trabalho de qualidade. Quem se mantém assíduo não falta, nem se atrasa na sua rotina de trabalho e sempre busca entregar suas tarefas no prazo.

Assiduidade significa constância, regularidade, consistência e frequência. Ou seja, segundo sua definição, ser assíduo é sobre o indivíduo que cumpre suas ações e obrigações com esforço e frequência.

Se há virtude que pode ser representativa do valor de alguém é a pontualidade. Ser pontual começa no momento em que se define e assume, perante o outro e perante si mesmo, um compromisso que se há de cumprir, também por respeito, delicadeza e amor pelo outro.

Adicional de assiduidade ou gratificação de assiduidade é um bônus concedido aos colaboradores que possuem maior pontualidade e presença, ou então menos dias de falta.

Pontualidade e assiduidade
É assíduo, não apresenta atrasos e faltas e envolve-se em todas as atividades realizadas na e pela escola.

O que o artigo 473 da CLT diz sobre atestados? Como vimos anteriormente, o artigo 473 da CLT regulamenta atestados para uma série de ocasiões médicas, possíveis de justificar a ausência de um trabalhador em seu expediente. Sendo esse documento comprobatório, para que o profissional não tenha descontos em seu salário.

Saiba mais: Como dar entrada no Seguro-Desemprego
Com 6 meses trabalhados: Tem direito a 3 parcelas do seguro; Com 12 meses trabalhados: Tem direito a 4 parcelas do seguro; Com 24 meses trabalhados: Tem direito a 5 parcelas do seguro.

Cálculo da renda diária:
Portanto, se você ganha R$1500 por mês, sua renda diária seria aproximadamente R$68,18.

Dessa forma, a diferença entre prêmio e gratificação reside no fato de que a gratificação tem como fato gerador circunstância que não está vinculada a ato volitivo do empregado ou à coletividade dos empregados, podendo ser usadas como exemplo as gratificações instituídas em função do implemento de tempo de serviço ( ...

Não podem ser considerados como salário o pagamento de seguros de vida, cursos (para o trabalhador ou seus dependentes), previdência privada e transporte para o serviço.

De acordo com a nossa educadora financeira Bruna Allemann, a regra básica de planejamento financeiro é: guarde mensalmente 20% do seu salário todos os meses para investir. No caso de bônus, a regra é o contrário, gaste 20% e guarde 80% deste valor.

O valor do prêmio pode constar na folha de pagamento e ser habitual (pago todo mês) e ainda assim não será considerado salário para qualquer fim, nem integra a base de cálculo das contribuições previdenciárias.

PRÊMIO. NATUREZA SALARIAL. Independentemente de ser fixa ou variável, a parcela prêmio ostentará natureza salarial, sempre que tiver por objetivo a contraprestação pelo alcance de certo resultado, meta ou fim inerente ao contrato de trabalho.

§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.