Como é feito exame de sangue em bebê de 1 ano?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Veja quais são:

  1. Prefira um laboratório especializado em crianças. ...
  2. Reduza o tempo de jejum. ...
  3. Capriche na higiene do bebê ...
  4. Não se apavore! ...
  5. Transmita afeto durante a coleta. ...
  6. Ajude a equipe. ...
  7. Tire todas as dúvidas com o pediatra.

De acordo com Fernandes, da SBP, com 1 ano de idade os pequenos devem fazer a primeira coleta de sangue, para checar indícios de anemia e estoque de ferro —se necessário, também podem ser solicitados testes de urina e fezes. "Teoricamente, eles serão repetidos apenas aos 2 e aos 5 anos.

Exames de sangue
Além do hemograma, outros exames importantes que podem ser indicados pelo pediatra são: check up de perfil lipídico (para avaliar o colesterol), de glicemia (para avaliar o açúcar no sangue), de tireoide (T4 e TSH), de dosagem ferro sérico e de ferritina (para avaliar uma possível anemia).

Estratégias para acalmar crianças antes de fazer exames de sangue

  1. 1- Vá preparando a criança antes do exame. ...
  2. 2- Demonstre segurança. ...
  3. 3- Deixe a criança chorar à vontade. ...
  4. 4- Segure seu filho durante o procedimento. ...
  5. 5- Ofereça uma recompensa por bom comportamento. ...
  6. 6- Encontre um laboratório que tenha experiência com crianças.

O acesso a essas veias pode ser efetuado por punção direta através da pele ou por dissecção cirúrgica, quando a punção directa não é possível. Em situações especiais, pode ser necessário recorrer a acessos vasculares em vasos sanguíneos com características diferentes das veias e que se denominam de artérias.

“Bebês precisam suspender a amamentação para fazer exame de sangue.” Mito. Bebês que ainda se alimentam apenas com leite materno, não precisam fazer qualquer tipo de jejum.

- Bebês precisam cessar a amamentação para realizar o exame.
O jejum não se aplica a bebês que se alimentam apenas de leite materno. Indica-se o intervalo apenas a bebês que já ingerem outro tipo de alimento.

A taxa esperada é semelhante à dos adultos: de 60 mg/ml a 99 mg/dL. “Creio que essa dúvida seja comum porque os pais, ao terem fácil acesso aos aparelhos portáteis que mostram a glicemia a partir de uma gota de sangue, acabam fazendo o teste com os filhos.

O tempo de demora até o resultado varia de acordo com a complexidade do exame e do que foi solicitado, podendo variar de duas horas até dois dias úteis.

Evite fumar ou ingerir bebidas alcóolicas
Outro cuidado importante é evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcóolicas no dia anterior ao exame, pois eles podem interferir nos resultados, principalmente nos níveis de glicemia e triglicerídeos.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

Fazer exame de sangue em crianças e bebês nem sempre é fácil. Além do medo da picada da agulha, ainda tem o jejum prolongado, o incômodo e o choro. Mas todo esse processo não precisa ser tão complicado.

A técnica de coleta de sangue venoso por gotejamento em neonatos e crianças é prática comum nas instituições, apesar da escassez de estudos que corroborem tal prática. Entre as práticas de coleta por gotejamento, encontra-se a técnica broken needle, ou “agulha quebrada”.

A sedação evita que o paciente se movimente. No caso de pacientes claustrofóbicos, a necessidade de ficar dentro do equipamento que realiza os exames pode desencadear em uma crise, por isso, é necessário que ele esteja desacordado durante o exame. Então, cabe a indicação de sedação.

veia cava superior

A primeira escolha é através das veias tributárias da veia cava superior, em especial as veias jugulares externa e interna, veia subclávia, veia axilar e veia basílica.

São usados cateteres (tubinhos flexíveis) que são introduzidos nos vasos sanguíneos através da virilha, braço ou pescoço da criança, chegando até o coração.

cúbita mediana, v. mediana antebraqueal, v. axilar); pés e pernas (v. safena interna, externa e suas ramificações, arco dorsal venoso e veia marginal mediana), região cefálica (v.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria sugerem apenas a realização de exame laboratorial com 12 meses de vida em crianças assintomáticas para pesquisa de anemia e verificação do status de ferro, e com 10 anos para avaliação do perfil lipídico (colesterol e triglicérides).

Ter insônia ou dormir mal à noite não interfere no exame.”
O cuidado com o descanso também deve ocorrer após o exame, no sentido de que o braço do qual foi retirado sangue não deve carregar peso no restante do dia, por estar sensível.

A ingestão de álcool e o hábito de fumar cigarros podem causar variações nos resultados devido aos seus efeitos in vivo e in vitro. Mesmo quem não faz o uso das substâncias com regularidade pode apresentar alterações significativas na glicose, no ácido lático e nos triglicérides.

O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia? Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.