Como é feito a salsicha Sadia no Brasil?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).

Salsicha Viena: é a salsicha mais “pura”, feita com pedaços de carne bovina e/ou suína e gorduras, sem nenhuma adição de carne mecanicamente processada.

Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha. No caso do presunto, ganha da segunda colocada, Seara, com 66% da preferência paulistana. A principal concorrente aparece com 9%.

Salsicha. Em uma simples salsicha que é feita com um mix de restos de carne de boi, frango e suína, podemos encontrar o focinho de um porco, coágulos de sangue de um frango, gordura do pescoço e restos de carne de boi como o cérebro, além de muito sal e corantes para disfarçar o sabor.

A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.

A salsicha passa por um processo de cozimento chamado de pasteurização, que se dá com a temperatura de 75°C. Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la.

A carne é um alimento que confere mais saciedade ao consumidor porque é rica em proteína. Por isso, a salsicha feita de carne pura alimenta mais e afasta a fome por muito mais tempo.

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

frios Huber

Não. Você não encontra esta salsicha em qualquer supermercado. Os frios Huber são produzidos artesanalmente, desde 1977, em São Bernardo do Campo.

A linguiça é uma carne pouco curada ou defumada. Caso ela seja mais curada, vira salame. Já a salsicha é quando a carne é emulsionada antes de embutir. “A salsicha é um alimento industrial, mas tem salsicha muito boa, tem salsicha maravilhosa.

A cenoura também irá substituir a salsicha nesta sugestão. Apesar disso, o truque é cozinhá-la com temperos bem saborosos, como o curry. Depois, é só fazer o molho em outra panela e finalizar o cozimento das cenouras.

Em pesquisa e tecnologia, o foco da Perdigão é reduzir custos, enquanto a Sadia é especialista em inovação. A BRF vai misturar os dois. A herança da Sadia para a BRF é a atuação no mercado interno, porque seus processos (posicionamento de marca, precificação do produto, marketing) foram considerados melhores.

Descrição: A Salsicha Nobre é um alimento feito a partir de carnes frescas. É um ingrediente prático, traz consigo as vantagens de ser preparado de maneira rápida. Ideal para molhos e sanduíches.

Características gerais: A salsicha deverá ser preparada com carnes em perfeito estado de conservação. Não será tolerada a utilização de qualquer tipo de subproduto de carne suína ou bovina. Não será tolerada a presença de manchas esverdeadas ou pardacentas ou coloração sem uniformidade.

Não é indicado consumir a salsicha que esteja fora de refrigeração, crua ou aquela mergulhada há horas na panela do carrinho de cachorro-quente, a não ser que a água emane vapores, isto é, esteja acima de 60 graus. “Ela deve ser cozida na hora e por cinco minutos após levantar fervura”, aconselha Dr. Bactéria.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água (9,93%), miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), pele de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), proteína de soja (2,48%)**, amido (1,80%), sal, páprica, cebola, ...

Salsicha Perdigão

A Salsicha Perdigão é a mais vendida do Brasil.

As salsichas da Sadia têm cor alaranjada, são levemente defumadas e possuem textura mais firme. Já as salsichas da Perdigão têm cor avermelhada, sabor levemente adocicado e textura mais macia. O portfólio de salsichas da BRF é amplo e oferece opções para diferentes ocasiões de consumo e paladar.