Como é feita a tomografia de mama?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Na tomografia, há tubos e placas, contidas numa moldura circular, que se movimentam ao redor do paciente, tirando várias dessas fotos. Todas as imagens formadas são processadas pelo computador e digitalmente reconstruídas, formando imagens em várias dimensões do paciente ou daquela região a ser analisada.

Além disso, o paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, tais como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois podem distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.

Fundamental para a medicina, a tomografia computadorizada serve para fornecer imagens de alta definição para o diagnóstico de lesões ou doenças. É um recurso para proporcionar aos médicos uma imagem de qualidade das partes internas do organismo.

Com o exame em 3D (tomossíntese mamária), é possível avaliar a mama em diversas 'fatias', permitindo uma avaliação mais eficaz dando destaque aos nódulos e outras alterações. O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é um dos maiores aliados na cura da doença.

Qual é a diferença, então? A Tomossíntese é um exame que faz uma tomografia, é um exame que faz “cortes”, desempilha as estruturas da mama. Enquanto a mamografia é um exame bidimensional, ou seja, um retrato, a tomossíntese é como se fosse um filme.

O exame de sangue também pode ser útil para o diagnóstico do câncer de mama. Quando há algum processo cancerígeno no corpo, proteínas específicas apresentam concentração aumentada no sangue, como o CA125, CEA, AFP e o CA 15.3. Para o exame de sangue, a área da retirada do sangue é higienizada com algodão e álcool.

Saber se um tumor é maligno ou benigno acontece somente com a execução de exames por imagem e o resultado da biópsia. Portanto, o acompanhamento médico é a melhor forma para ter precisão no diagnóstico e orientação para tratamentos eficazes que procuram restabelecer a qualidade de vida no menor tempo possível.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Para a realização de uma tomografia é necessário que o paciente troque suas roupas por uma vestimenta de algodão fornecida pela clínica ou hospital. Além disso, é necessário realizar a remoção de objetos de metal, como sutiã, piercings, brincos, jóias e outros itens semelhantes.

Como é o preparo para a tomografia
O paciente não deve usar nenhum tipo de joia ou acessório de metal durante o exame, nem vestir roupas com botões ou zíperes. Normalmente, o hospital ou laboratório fornece um avental para que ele se troque no momento da tomografia.

Não é necessário jejum ou mesmo hidratação antes da TC. Em exames de abdome, pode existir algum tipo de recomendação em casos muito específicos, mesmo sem o uso de contraste, como no caso da colonografia por tomografia computadorizada, onde existe um preparo específico e dedicado para a realização do exame.

O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Preparo do exame de tomografia
O preparo varia de acordo com a região do paciente a ser examinada. Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino.

Seja uma ressonância magnética, raio-x ou tomografia computadorizada, o jejum deve ser respeitado. Com isso, pode auxiliar na melhor visibilidade da imagem como na segurança do paciente em caso da aplicação de contraste.

Para o diagnóstico de câncer de mama geralmente a mamografia é complementada por biópsias, ultrassom das mamas e algumas vezes a ressonância magnética. Apertar a mama durante o exame é fundamental, pois somente assim terá boa qualidade e permitirá enxergar as lesões bem no início.