Como é feita a sinalização de trânsito nas vias públicas?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc. compõem a sinalização de trânsito.

Tipos de sinalização
É motorista, não são só as placas que entram no quesito sinais de trânsito, temos 6 tipos diferentes para orientação viária, segundo o Artigo 87 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). São eles: sinalização horizontal; vertical; gestual; luminosa; sonora e dispositivos de sinalização auxiliar.

A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca. Constituem exceção, quanto à forma, os sinais R-1 – “Parada Obrigatória” e R-2 – “Dê a Preferência”.

A solicitação para indicar a colocação de placa no município deverá ser feita por escrito à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), que analisará o pedido.

Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.

Vias de trânsito rápido; Vias arteriais; Vias coletoras; Vias locais.

De responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Infraestrutura da prefeitura são as vias municipais.

A sinalização deve começar de um ponto em que os outros motoristas ainda não possam ver o acidente. Assim, vai dar tempo para reduzir a velocidade, concentrar a atenção e desviar. A sinalização deve ser feitas nos dois sentidos (ida e volta), nos casos em que o acidente interferir no tráfego das duas mãos de direção.

Os sinais sonoros são aplicados quando um agente do trânsito está nas ruas e precisa controlar o fluxo de carros por alguma razão.
...
No geral, são três os principais sinais sonoros:

  1. Um silvo no apito: siga;
  2. Dois silvos breves: pare;
  3. Um silvo longo: diminua a velocidade.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

São: faixa branca contínua, faixa amarela contínua, faixas brancas interrompidas e faixa de pedestre.

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

São princípios da sinalização de trânsito: legalidade, padronização, suficiência, clareza, precisão e confiabilidade, visibilidade e legibilidade, manutenção e conservação.

A prefeitura alerta que furtar, danificar ou destruir placas de trânsito é considerado crime contra o patrimônio público. Quem for flagrado pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além de multa.

As placas de propaganda que são colocadas em calçadas ou passeios dificultam ou impedem a circulação de pedestres sendo, portanto, vedadas pelo art. 37 , parte final, da Lei n.º 9.504 /97.

O conceito de placa delete envolve a fácil retirada das placas de identificação do carro, a fim de deixar o visual mais “limpo” para fotografias. Isso é possível com a utilização de um suporte plástico especial, que pode ser encontrado em sites de vendas pelo preço médio de R$ 200.

O Anexo I do CTB define sinalização como o “conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam”.

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc. compõem a sinalização de trânsito.

São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.