Como é feita a serpentina?
A serpentina do ar-condicionado pode ser de alumínio ou de cobre, mas a cada ano o cobre vem se consolidando como o mais utilizando. O segundo tipo de material é mais resistente e tem condutibilidade térmica maior, por isso, é o mais procurado no mercado e indicado pelos profissionais do ramo.
Quais os tipos de serpentina?
As serpentinas são um grupo de filossilicatos de magnésio hidratado, gerados pela alteração de silicatos de magnésio (geralmente olivina, piroxênios e anfibólios). Possui três variedades principais: antigorita, lizardita e crisotila.
O que é serpentina de cobre?
A serpentina de cobre é um tipo de trocador de calor indicada em casos onde a temperatura e os fluidos responsáveis pela troca térmica, não danifiquem seu material construtivo, o cobre, compromentendo seu funcionamento e durabilidade. Por esse motivo a viabilidade de sua aplicação deve ser avaliada em cada caso.
O que tem dentro da serpentina?
A serpentina trabalha na troca de calor que ocorre dentro das unidades do ar-condicionado. Por ser feita de material para a condução térmica, o funcionamento ocorre pelo gás refrigerante que absorve o calor pelo componente que fica unidade interna (evaporadora).
Quanto tempo dura uma serpentina?
Serpentina de alumínio , 2 anos de durabilidade.
Qual a melhor serpentina?
Sem dúvidas, a serpentina de cobre é a melhor opção para qualquer investimento de longo prazo, já que os tubos são mais resistentes à corrosão. Além do mais, o cobre tem melhor condutividade térmica que o alumínio e conduz o calor com maior facilidade.
Qual a diferença entre concertina e serpentina?
O que é a concertina? Também conhecida como “Cerca Serpentina” ou ainda como “Ouriço”, a concertina é um tipo de proteção versátil e muito eficiente. É uma excelente opção para a segurança industrial, residencial e do campo. Quando instalada, a concertina fica disposta em um sentido espiral.
Qual a diferença da serpentina?
A serpentina de alumínio é mais fina e maleável que a de cobre, facilitando a manutenção e troca. Por outro lado, o ar-condicionado com serpentina de cobre exige pouquíssima manutenção. A rigidez do cobre, além de permitir um resfriamento mais rápido, diminui as chances de oxidação e dura muito mais.
Qual é a origem da serpentina?
Serpentina é um mineral que ocorre em rochas máficas a ultramáficas que sofreram metamorfismo hidrotermal, ocorrendo substituição de olivina e piroxênio por serpentina.
Quando foi inventada a serpentina?
Foi inventada em 1892 (1893) por um empregado do telégrafo, cujo nome é desconhecido e que trabalhou na agência dos Correios em Paris 47. Para fazê-la ele usou durante o Carnaval de Paris tiras de papel código (sinais, ao pé da letra) Morse. Foi, certamente, com bobinas inutilizáveis que iriam para o lixo.
O que é serpentina de alumínio?
A serpentina de alumínio para refrigeração é um tipo distinto de trocador de calor destinado à troca térmica entre dois fluidos, com ampla gama de variedades, a depender do tipo de aplicação à qual se destina.
Quantos kg de cobre tem um ar-condicionado?
745 g de cobre.
Qual ar tem serpentina de cobre?
De acordo com a Komeco, todos os seus aparelhos de ar condicionado possuem condensadora de cobre, inclusive os modelos Mini Split Ambient, Lotus e Maxime.
Quais marcas têm serpentina de cobre?
Elgin, LG, Springer Midea, Gree, Samsung são os principais fabricantes de Ar-Condicionado Serpentina de Cobre.
Onde fica a serpentina?
A serpentina Split é que fica localizada na parte interna do aparelho refrigerador ou aquecedor, e a externa por sua vez, como o nome é autoexplicativo, fica localizada na parte externa do ambiente climatizado. A serpentina tem papel fundamental na troca de calor que ocorre entro dos aparelhos refrigeradores.
Para que serve serpentina no fogão a lenha?
A Serpentina Inox tem como função aquecer a água por meio do calor do fogo - principalmente a água do chuveiro. Dessa forma garante economia nos custos de energia elétrica e mantém a água em temperatura agradável constante.