Como é feita a roupa?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Roupas podem ser produzidas usando uma grande variedade de produtos naturais ou artificiais. Os materiais naturais incluem pele, couro, ou fios naturais como aqueles encontrados no algodão ou em ovelhas. Materiais artificiais incluem nylon, poliéster e lycra.

Podem ser encontradas nas folhas, caules, sementes e frutos de árvores, secreção e pelos dos animais ou de minerais como o amianto. Neste grupo estão as fibras de algodão, coco, linho, abacá, malva, lã e seda, entre outras.

Novas investigações arqueológicas mostraram que o início do uso das roupas foi anterior à Era do Gelo, no período Pleistoceno Primitivo. Quando o homem começou a usar roupas para sua proteção e contra o frio, seu limite de vida aumentou porque as mortes por hipotermia reduziram drasticamente.

Continue a leitura e confira 8 tipos de matérias-primas utilizadas na indústria têxtil!

  1. Elastano. O elastano também é comercializado com o nome lycra, essa fibra se destaca pela elevada recuperação após a distensão e tem ótima resistência. ...
  2. Algodão. ...
  3. Lã ...
  4. Seda. ...
  5. Viscose. ...
  6. Tencel. ...
  7. Linho. ...
  8. Poliéster.

A confecção é a empresa responsável por fabricar peças de roupas, coleções e produtos feitos de tecido em geral, mas não só isso! Além de criar, ela também deve vender cada uma dessas peças (seja para empresas revendedoras, representantes ou consumidores finais).

O setor têxtil não abrange apenas a produção de roupas, mas também acessórios como tapetes, cortinas, airbags, cintos de segurança etc.

A indústria têxtil desenvolve diferentes tipos de produtos e vem evoluindo ao longo do tempo. Conheça tudo sobre o setor, sua importância e o papel da gestão de processos. A indústria têxtil é uma das maiores do mundo e reconhecida por ser bastante diversificada.

As primeiras peças de roupas feitas pelos nossos ancestrais, remonta á 600 mil anos a.C. e foram feitas de peles de animais com o auxílio de agulhas de pedras e ossos. Outro detalhe interessante é que como o couro seca, eles tratavam o tecido com gordura animal.

Os fios são transformados em tecidos através de uma técnica chamada tecelagem e o método mais antigo conhecido é aquele feito no tear, manualmente. Consiste num entrelaçamento de fios colocados em sentidos diferentes: na longitudinal (urdume) ou na transversal (trama).

O algodão é uma fibra macia que cresce em torno das sementes de sua planta. É obtido a partir de um vegetal cientificamente conhecido como Gossypium. Pode ser encontrada em um arbustos nativos das regiões tropicais e subtropicais, tanto do Velho Mundo como no Novo Mundo.

Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.

O "vestido Tarkhan" é a roupa mais antiga do mundo já encontrada. Provavelmente era longo, abaixo dos joelhos, em sua versão original. Entre 5,1 mil e 5,5 mil anos de idade, a peça é do início do reinado egípcio.

As roupas no Paleolítico eram feitas de couro e peles de animais. Nossos ancestrais consumiam os animais em todos os estágios. Se alimentavam da carne, usavam a pele para as roupas e os ossos se tornavam instrumentos.

O tecido têxtil é um material à base de fios de fibra natural ou sintética utilizado na fabricação de roupas, cobertura de mesa, panos para limpeza, uso medicinal como faixas e curativos, entre outros. O tecido é fabricado na indústria têxtil.

Confecção consiste na produção, desenvolvimento e finalização de algo. Também pode se referir a roupa feita ou tecido que foi confeccionado numa fábrica, por exemplo. Neste caso, uma confecção pode ser qualquer tipo de vestimenta que é produzida em série.

FIBRA DO ALGODÃO: PRINCIPAL MATÉRIA-PRIMA
Em termos econômicos, a pluma produzida nas algodoeiras é o principal produto primário do algodão, já que são as fibras mais longas do algodão em caroço que vestem cerca de 40% da população mundial.

Os dados disponíveis da UNIDO - United Nafions Industrial Development Organizafion, demonstram que a China lidera o ranking mundial de produção de têxteis, com valores superiores a US$ 421 bilhões, mais de 6 vezes o valor da Índia, segunda colocada, com mais de US$ 67 bilhões em 2018 (Tabela 1).

Continuar lendo Foi feita ou fora feita?