Como é feita a reprodução da banana?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

A reprodução da bananeira é vegetativa ou clonal, por meio da separação de brotos e filhos da planta-mãe os quais, por replantio, perpetuam a espécie. Dentre os métodos mais utilizados para a obtenção de mudas de bananeira, que estão ao alcance dos produtores, destacam-se: a) o próprio bananal; e b) viveiros.

Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda. O solo é cuidadosamente preparado com covas que são adubadas para receber o rizoma, que é o caule da bananeira.

É possível plantar banana a partir da fruta? Diferentemente do que acontece com outras frutas e legumes, a banana não pode ser reproduzida a partir de uma fruta madura que dê origem a outras. Isso porque as bananas que consumimos hoje passaram por muitas mudanças ao longo do tempo e não possuem mais sementes viáveis.

As abelhas-sem-ferrão têm distribuição tropical e possuem, no Brasil, mais de 400 espécies descritas. São consideradas polinizadoras efetivas de, aproximadamente, 50 cultivos.

A frutífera se desenvolve bem em locais com temperaturas entre 22 e 31 graus. Áreas com ocorrência de geadas ou ventos fortes devem ser evitadas. Planta de regiões úmidas e quentes, a bananeira tem sua origem no sul da Ásia. Apesar de registrar apenas um cacho por ano, a produção é abundante.

25 anos

A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.

Eliminação do coração e da última penca. Consiste na retirada dos frutos da última penca, deixando-se apenas um fruto na região central, isto possibilita colheita de cachos mais homogêneos, com frutos mais longos e mais grossos, evitando-se a penca refugo, ou reba, de menor valor no mercado.

O cacho se apresenta com 10 a 12 pencas, sendo que a primeira chega a ter até 36 bananas, que são bem recurvadas em meia lua, com comprimento chegando a 20 cm. A última penca tem de 6 a 8 bananas, são quase retas e com 8 a 10 cm.

A bananeira pode ser cultivada em qualquer época do ano, se o bananicultor usar um bom sistema de irrigação. O início da estação das chuvas é perfeito para o cultivo em regiões secas. Em locais com bom índice pluviométrico anual, as bananeiras apresentam alta produtividade.

Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.

Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.

Descrição: A bananeira (Musa spp.) pertence à família botânica Musaceae e é um planta típica das regiões tropicais úmidas, é um vegetal herbáceo completo, pois apresenta raiz, tronco, folhas, flores, frutos e sementes. Possui caule curto e subterrâneo (rizoma) de onde saem as raízes.

As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da famíliaMyrtaceae: goiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo.

Nessa pesquisa foi evidenciado que a abelha irapuá é o polinizador efetivo de 10 espécies agrícolas: acerola, cenoura, chuchu, girassol, laranja, manga, morango, abóbora, pimentão e romã.

Angiospermas e gimnospermas são os únicos grupos vegetais que produzem grão de pólen. Quando o grão de pólen chega até a parte feminina de uma planta, dizemos que houve a polinização.

A maioria das bananeiras cultivadas se reproduz de forma assexuada, por propagação vegetativa, a partir de seu rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo, de crescimento horizontal, e que geralmente desenvolve folhas.

Bom Jesus da Lapa

Da Redação. O município de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia, é o maior produtor de banana do Brasil e um dos maiores do mundo, graças ao projeto Formoso, que canalizou água do rio corrente.

São Paulo

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, cada brasileiro consome, em média, 25 quilos de banana por ano. São Paulo é o maior estado produtor da fruta, com 1 milhão de toneladas por ano. Em seguida aparece a Bahia, com 878,5 mil toneladas e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 801,7 mil toneladas.