Como é feita a raspagem da sinusite?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como é feita a raspagem da sinusite? A raspagem da sinusite é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza um endoscópio nasal fino para acessar as passagens nasais e remover o tecido inflamado e os desvios nasais que estão bloqueando o fluxo de ar.

As complicações da cirurgia para sinusite são raras, especialmente quando a cirurgia é feita em uma clínica certificada. No entanto, como os seios nasais estão muito próximos dos olhos e da base do cérebro, em alguns casos, podem surgir sangramentos, lesões nos olhos e visão ou infecção dos olhos e cérebro.

O preço da sinusectomia é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários, bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, no ano de 2023, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média, caso o procedimento seja ...

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

Cuidados pós-operatórios
Deve ser mantido repouso relativo cerca de 48 horas após a cirurgia, ocorre normalmente a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz e/ou garganta, sendo igualmente importante uma higienização nasal com soro fisiológico por algumas semanas.

Alguns analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da sinusite para diminuir a inflamação dos seios nasais e aliviar a dor de cabeça.

O tratamento de sinusite crônica costuma ser feito com medicamentos anti-inflamatórios (corticosteroides),para uso tópico intranasal, oral ou injetável. Eles podem ser indicados para o controle dos sintomas, assim como no pré-operatório e na manutenção pós-operatória.

Inale vapor.
Fique lá dentro inalando o vapor por três a cinco minutos; o catarro se soltará e será mais fácil assoar o nariz. Você também pode respirar o vapor de uma vasilha com água quente; cubra a cabeça com uma toalha, para reter o vapor e inale-o por 10 minutos ou até sentir alívio da congestão.

Mesmo quando não é possível a total remoção do fator obstrutivo, o indivíduo tem sua qualidade de vida substancialmente melhorada. No entanto, recidivas podem ocorrer, principalmente nas sinusites causadas por fungos ou por novas formações de pólipos.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

A sinusite crônica, quando não é devidamente tratada e controlada, pode piorar com o tempo e causar acúmulo de secreção, formando um abscesso, além de a inflamação e infecção poderem atingir órgãos próximos às cavidades nasais, como olhos ou o cérebro.

Sangramento: há um risco importante, porém geralmente evitado ao seguir os cuidados pós-operatórios. Outras complicações possíveis: sinusite aguda e aderências. Complicações raras descritas: fístula liquórica, meningite e outras infecções intracranianas e complicações orbitárias.

Algumas opções de remédios caseiros para sinusite são:

  1. Inalação com vapor de eucalipto. ...
  2. Suco de hortelã com urtiga. ...
  3. Inalação com camomila. ...
  4. Chá de açafrão. ...
  5. Chá de gengibre e alho. ...
  6. Infusão de tomilho e mel. ...
  7. Lavagem com bicarbonato de sódio.

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades [espaços internos] anexas às vias aéreas superiores. Essas estruturas são revestidas por um tecido que produz muco. Além de filtrar o ar, elas fazem com que o catarro seja engolido ao invés de ir para o pulmão.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.

Os sintomas mais comuns são nariz entupido, e dor ou sensação de pressão na região ao redor do nariz. Também pode haver dor ou pressão na testa, ao redor dos olhos e no maxilar superior. A dor muitas vezes piora quando a pessoa se dobra para a frente.

Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos. Tomar as medicações conforme prescrição medica.