Como é feita a prova escrita do Detran?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O teste teórico aborda 30 questões de múltipla escolha com apenas uma resposta certa e você precisa acertar 70% do teste, ou seja, 21 questões para ser aprovado. Não dá pra saber quais são as 30 questões que vão cair na prova, porque as elas são geradas por sorteio aleatório no banco de dados do Detran.

Vale lembrar que é necessário que o candidato responda cerca de 70% da prova de maneira correta, ou seja, o mínimo possível para aprovação é de 21 questões. A preparação para a prova teórica é feita durante as aulas preparatórias que tem uma duração total de 45 horas.

Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado. Para verificar os procedimentos e realizar o pagamento das taxas dos exames teórico e prático, clique aqui.

Tempo de prova: 40 minutos; Mínimo para aprovação: 21 de 30 questões.

15 dias

2º – Prova teórica e prática: Em caso de reprovação, o candidato pode repetir o teste (reteste) no prazo de 15 dias. Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

Precisar tomar um calmante é uma escolha que você está fazendo, pois espera que daí venha mais rápido o autocontrole emocional e corporal, necessários para ser aprovada na avaliação do Detran. Quando se trata de remédios é sempre prudente e necessário uma consulta médica.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente.

Para ajudar quem está nervoso com a prova, o Detran-SP separou as 10 perguntas mais difíceis do exame. Veja as repostas para as questões que mais geram dúvidas e reprovam candidatos. O gabarito está no final da matéria.
...

  • A) distância de reação.
  • B) distância de frenagem.
  • C) distância de seguimento.
  • D) distância de parada.

30 minutos

O resultado é liberado em aproximadamente 30 minutos após o término do exame.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

Vamos responder essa pergunta de forma simples e direta: não é conseguir finalizar o processo de primeira habilitação em 1 mês, pois ele é complexo e passa por diversas etapas. São elas: Matrícula e exames.

Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três). Veja a relação completa de faltas por cada tipo, com dicas e observações para te ajudar a garantir a aprovação!

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

Para todos os tipos de veículos motorizados, uso obrigatório: Farol baixo em vias com iluminação pública. Farol alto em vias sem iluminação pública.

Apresentamos abaixo algumas dicas importantes para que você faça um bom exame teórico e prático. Proibido usar bermuda, saia curta, chinelo, sandália e boné.

Depois de tentar 32 vezes, Christian Whiteley Mason decidiu dar uma pausa e ficou quase 15 anos sem fazer novos exames. "Estava ficando entediado". Ele refez as contas e viu que gastava muito com táxi para ir trabalhar, então decidiu trocar o instrutor e voltar às aulas em 2020.

Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas e deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.