Como é feita a previsão do tempo?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

SOBRE METEOROLOGIA. A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

Para se obter a previsão do tempo é necessário que ocorra o monitoramento das massas de ar durante 24 horas por dia. Informações sobre a temperatura, umidade, pressão do ar e velocidade do vento também são coletadas.

Sobre o INMET
A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, é agregar valor à produção no Brasil por meio de informações meteorológicas.

O profissional que realiza tal estudo é o meteorologista, que a partir das análises de dados como a temperatura diária, umidade, pressão e ventos conseguem realizar um cruzamento de dados desses elementos e fazer a previsão do tempo e assim fornece informações dos dias que vão chover, fazer sol e qualquer outra ...

“A previsão do tempo começa com um diagnóstico da situação meteorológica, que é observar a condição da atmosfera em um determinado momento. Essa observação só é possível através da análise de dados coletados por estações meteorológicas espalhadas pelo país.

A previsão está sempre errada
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, os prognósticos quanto ao tempo para o dia seguinte estão bem mais precisos, com margem de erro de apenas 2,5ºC, em média. O trabalho dos cientistas só costuma dificultar nos dias chuvosos.

É tudo muito matemático, oferecendo uma precisão de 90%. Ou seja: existem 10% de chance de erro.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

São fatores climáticos: latitude, altitude, relevo, maritimidade e continentalidade, massas de ar, correntes marinhas e vegetação.

Os 5 sites mais confiáveis para verificar temperaturas e fenômenos meteorológicos

  • Os prejuízos que posso tomar se não consultar a previsão do tempo em uma plataforma confiável.
  • Portal Inmet.
  • Clima Ao Vivo.
  • Clima Tempo.
  • Tempo Agora.
  • Clima do Brasil.

Para os leitores que ficam irritados quando a previsão erra, a professora alerta: a meteorologia é uma ciência do imprevisto. Mesmo com os dados, tudo pode mudar em pouco tempo, já que a atmosfera está sempre em circulação, a umidade, as nuvens, a direção do vento e as correntes marítimas podem apresentar alterações.

A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo.

Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.

A previsão pode errar por vários motivos. Primeiro, o clima é um dos fenômenos mais complexos da natureza e nem todos os fatores e leis que o governam são totalmente conhecidos. Outra causa de erro são falhas e lacunas nas observações, que resultam em um modelo global menos preciso.

O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade.

São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.

Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. “Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local.

Quanto mais longo for o período a que a previsão do tempo refere-se, mais ela perde confiabilidade. Essa previsão é feita por meteorologistas, que se baseiam em dados como a ocorrência de nuvens, visibilidade, média de temperaturas, pressão atmosférica, entre outros, para chegar a prováveis condições meteorológicas.

Isso é explicado porque:a) Os meteorologistas não dispõem de instrumentos precisos o suficiente para coletar dados sobre as condições atmosféricas.