Como é feita a pilha de Volta?

Perguntado por: eferrari7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A pilha de Volta, também conhecida como pilha voltaica (ou ainda, pilha galvânica), é formada por discos intercalados de dois metais diferentes. Por exemplo, são colocados um disco de prata, um disco de zinco por cima e um disco de papelão embebido em uma solução de salmoura.

A Pilha de Volta, ou pilha voltaica, foi a primeira bateria que podia continuamente prover uma corrente elétrica a um circuito. Foi inventada por Alessandro Volta, que publicou seus experimentos em 1799.

Diferentemente da pilha de volta, a pilha de Daniell é constituída por duas semicélulas eletroquímicas formada por placas metálicas mergulhadas em soluções aquosas que apresentavam cátions dos metais, em que eram interligadas por um fio condutor.

No total foram encontradas 12 pilhas de Bagdad datadas de 200 anos antes de Cristo e, mesmo depois de tantos anos desde o seu descobrimento, elas continuam intrigando os pesquisadores e gerando muitas discussões: afinal, para que as pessoas de 2 mil anos atrás precisavam de pilhas?

Em 1778, Alessandro Volta, que há dois anos dedicava-se ao estudo da química e da eletricidade atmosférica, descobriu o gás metano ao passear de barco pelo lago Maggiore e perceber que ao cutucar o fundo do lago com uma vara desprendia-se um gás que se armazenado em frascos podia ser queimado depois.

O mercado de pilhas a combustível revela-se em pleno crescimento, mostra-se promissor e com possibilidade de vir a fazer parte do cotidiano em futuro próximo. A expectativa é a de que nos próximos anos os principais problemas que limitam o uso dessas pilhas tenham sido superados.

Uma pilha galvânica consiste num dispositivo capaz de produzir eletricidade por meio de uma reação química. Na sua forma mais elementar, é constituída por um par de elétrodos metálicos (positivo e negativo) submergidos no seio de um eletrólito.

Esta bateria é constituída de dois eletrodos mergulhados em vinagre, um de zinco e outro de cobre. O vinagre fará o papel de uma solução que geralmente é algum produto iônico, pois seu caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem em seu interior.

A pilha é composta por dois eletrodos, conectados por um fio condutor, e um eletrólito, onde ficam os íons. O eletrodo é a superfície sólida condutora que possibilita a troca de elétrons. Ânodo: eletrodo no qual ocorre a oxidação. É também o polo negativo da pilha.

Elas são colocadas em um forno industrial e submetidas a altas temperaturas para separar o zinco. Assim, o mineral pode ser recuperado em sua forma metálica e reutilizado como matéria-prima na confecção de novas pilhas e baterias.

Construa sua própria bateria!

  1. Construa sua própria bateria!
  2. Molhe o papel em vinagre.
  3. Comece a pilha com uma base de moedas de cobre…
  4. … adicione um pedaço de papel…
  5. …e uma arruela revestida com zinco.
  6. Depois repita o processo com outra moeda de cobre…
  7. … um papel…
  8. …e uma arruela até você usar todas as moedas e arruelas.

O zinco é um dos “combustíveis” para que a pilha de zinco e carbono (ou pilha seca) funcione. A pilha perde sua capacidade de produzir energia elétrica quando seu estoque de energia química se esgota.

A pilha de Daniell é construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que é embebido numa solução de sulfato de zinco, e um eletrodo de cobre metálico, que é então embebido numa solução de sulfato cúprico.

A pilha de Daniell é formada por dois eletrodos: o ânodo, onde o zinco perde elétrons, oxidando-se; e o cátodo, onde os cátions cobre recebem elétrons e reduzem-se. Em 1836, o cientista John Frederic Daniell (1790-1845) construiu uma pilha formada por dois eletrodos separados em duas semicelas.

Pilha é mencionado na Bíblia como um dos lideres de Israel que selaram a aliança de obedecer a lei do Senhor juntamente com Neemias (Neemias 10:24).

As pilhas têm esse nome em referência ao primeiro dispositivo criado pelo italiano Alessandro Volta, pois sua célula galvânica era formada por discos metálicos empilhados de forma alternada.

Pilhas e baterias precisam ser depositadas em locais especiais. Elas contêm materiais tóxicos e poluem o meio ambiente. Por isso, não podem ser jogadas no lixo de casa. Muita gente ainda não tem consciência disso e acaba usando o lixo comum.

De onde vem o metano? A agricultura é a fonte predominante. As emissões de animais - provenientes de esterco e liberações gastroentéricas - são responsáveis por cerca de 32% das emissões de metano causadas pelo ser humano.