Como é feita a notificação da tuberculose?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A ficha de notificação dos casos de tuberculose é gerada a partir de dados coletados dos livros de registro e acompanhamento dos casos de tuberculose, bem como dos prontuários médicos.

Os casos de tuberculose são notificados somente após confirmação diagnóstica (conforme normas estabelecidas do PNCT), ou seja, não existe notificação de casos suspeitos.

A notificação deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan que é é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir ...

Quando não destina a notificação sobre tuberculose no prazo determinado, fica suspensa pelo SUS a transferência de recursos do Piso de Atenção Básica (PAB) – constitui o montante de recursos federais destinado ao financiamento das ações básicas de saúde – para os municípios.

Todas as pessoas com a ILTB cujo tratamento será iniciado devem ser notificadas por meio da Ficha de notificação das pessoas em tratamento da ILTB.

Anotar o tipo (avenida, rua, travessa, etc) e nome completo ou código correspondente do logradouro da residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto (Ex. Av. Duque de Caxias). Se o paciente for indígena anotar o nome da aldeia.

A ficha de notificação individual contem os atributos comuns a todos os agravos, tais como, dados gerais sobre o agravo e unidade notificadora, dados do paciente (nome, idade, sexo, escolaridade, etc.), dados de residência do paciente.

Trata-se de um registro dos erros e procedimentos equivocados que causaram algum tipo de dano ao paciente.

Programa Nacional de Controle da Tuberculose
Email: tuberculose@saude.gov.br.

Se por algum motivo você teve contato com uma pessoa com tuberculose, o indicado é realizar o exame em até 8 semanas após o último contato com o paciente infectado, já que a infecção só é detectada após esse período.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, Anexo), mas é facultado a estados e ...

notificação compulsória imediata — prazo de 24 horas; notificação compulsória semanal — prazo de 7 dias; notificação compulsória negativa — comunicação de que não foi identificada nenhuma ocorrência, durante a semana.

A notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e outros no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino, em ...

Todos os profissionais envolvidos, desde a identificação de um caso suspeito ou confirmado até o encerramento do caso, são responsáveis pela notificação e investigação do caso.