Como é feita a nomeação em concurso público?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A fase de nomeação é uma das etapas finais de um concurso. Ela é simplesmente a publicação da lista de candidatos aprovados no Diário Oficial da União. A nomeação ocorre após a homologação, que é uma espécie de aval da administração pública sobre as etapas anteriores do concurso.

Com a posse complementa-se a investidura do nomeado no cargo e, a partir dela, passa o mesmo à condição de servidor, sujeito de direitos e deveres funcionais, por isso mesmo que a nomeação regular só pode ser desfeita antes da posse do nomeado.

A nomeação é o processo de publicar a lista de todos os candidatos que foram aprovados em um certame. Essa publicação é sempre realizada no Diário Oficial da União, seja ele estadual ou municipal, conforme rege a Lei 8.112/90.

Prevista na Lei 8.112/90, a nomeação é o ato no qual ocorre a atribuição dos cargos disponíveis aos candidatos aprovados no concurso público. Ela, obrigatoriamente, deve ser publicada em Diário Oficial para tornar a informação pública. É a famosa lista de aprovados que deixa todos os concurseiros ansiosos.

A nomeação poderá ocorrer mediante aprovação em concurso público ou, se cargo em comissão, por ato discricionário. Uma vez aprovado em concurso público ou nomeado para o cargo em comissão, tem a parte 30 dias para tomar posse, caso contrário a nomeação torna-se sem efeito.

De acordo com a lei, a “nomeação é o ato de listar os nomes dos aprovados no concurso público”. Nesse sentido, a lista dos aprovados também deve ser publicada no Diário Oficial. E, além disso, o candidato melhor colocado será nomeado primeiro e assim por diante seguindo a ordem.

Servidor público só tem direito a remuneração após tomar posse do cargo.

O direito subjetivo à nomeação significa dizer que os candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital, possuem direito de serem nomeados. Ou seja, se isso não ocorrer enquanto durar o concurso, o participante poderá acionar o judiciário para fazer valer esse direito.

Então, funciona como uma espécie de lista de candidatos classificados. A nomeação é a lista oficial dos candidatos aprovados por vaga, que cumprem as exigências atribuídas ao cargo através do edital. Por fim, é a fase que antecipa a convocação dos candidatos.

Assim, após a nomeação, o candidato aprovado e nomeado será convocado por meio de um instrumento chamado edital de convocação (ou edital de chamamento) para assumir o cargo.

1 Ato ou efeito de nomear. 2 Ato ou efeito de ser nomeado. 3 Ato pelo qual a autoridade competente designa alguém para ser provido no exercício de um cargo público. 4 Ato de nomear ou designar alguém para o desempenho de um encargo, investindo-o dos poderes atinentes ao exercício de tal responsabilidade ou incumbência.

Após a divulgação da sua nomeação no diário oficial, você tem até 30 dias para tomar posse no cargo público. Porém, em casos excepcionais, é possível adiar a posse por mais 30 dias, desde que você solicite à administração pública no período válido para a realização da posse.

A nomeação nada mais é do que um acontecimento previsto no estatuto do servidor público que consiste na atribuição do cargo ao candidato devidamente aprovado no concurso dentro das vagas disponíveis que concorreu.

O Departamento de Recursos Humanos do órgão é o responsável pela convocação dos candidatos aprovados. Então, é o setor de pessoal que saberá exatamente como andam as convocações, ou seja, quantos já foram chamados e quantos aprovados ainda serão chamados.

Note que não há um prazo definido, tampouco a obrigatoriedade para nomeação após a homologação. Porém, o candidato deve se esforçar para conseguir alcançar a maior pontuação possível e, assim, garantir que seja nomeado de forma mais rápida.

O edital do concurso público estabelece que as pessoas aprovadas na avaliação irão receber a nomeação para os cargos dispostos. Ademais, esse processo pode demorar um bom tempo, portanto, é indicado que se espere com paciência, você será chamado. Lembre-se que passou pelo mais difícil, a prova!

O prazo para o servidor entrar em exercício é de 15 (quinze) dias contados da data da posse; O servidor empossado que não entrar em exercício no prazo a que se refere o item acima será exonerado do cargo (art. 34, inciso II, da Lei nº 8.112, de 11.12.1990);

a) Nomeação= forma de provimento de um cargo público – ato do chefe do executivo paulista (no caso da administração direta); b) Designação= forma de desempenho temporário de servidor para cargos/funções de comando.

E esta pode ser em caráter efetivo ou em comissão.... Em caráter efetivo, a nomeação se dará após aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego.

Sim! Quando o concurso público vence não significa que o candidato perdeu o seu direito, mas sim que a Administração Pública perdeu o prazo para realizar espontaneamente as nomeações dos candidatos.

Servidor público estatutário possui regime jurídico diferenciado ao dos empregados públicos e dos trabalhadores da iniciativa privada. Servidor público não assina carteira de trabalho, assina termo de posse.