Como é feita a medição de tensão contínua DCV?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Nas medições de tensão contínua, o multímetro mede a diferença de potencial entre as suas pontas, logo, se conectar as pontas de prova na polaridade errada (ponta de prova preta no positivo e ponta de prova vermelha no negativo) aparecerá um sinal de negativo no visor, indicando que está invertido.

Agora vamos observar outra escala, destacada abaixo com uma seta informando “escala DCV”. Essa escala serve para medir tensão contínua, com um ajuste de 200 milivolt a 1000V em tensão contínua. É ideal para medir pilhas, baterias e circuitos de placas eletrônicas.

O símbolo para DC costuma estar indicado por uma linha reta e três pontos inferiores, enquanto o símbolo para AC é geralmente uma linha ondulada. Alguns multímetros alternam a exibição de DC como DCV e de AC como ACV — encontre esses símbolos no botão e gire-o até chegar no tipo de voltagem que deseja medir.

Tensão contínua: VCC, DCV, VDC ou V com duas linhas sobre ele, uma tracejada e outra contínua. Corrente contínua: DCA, ADC ou A com duas linhas sobre ele, uma tracejada e outra contínua.

As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage).

As escalas destinadas à medição de tensão contínua são indicadas pelas abreviaturas DC V ou DC, conforme ilustrado na Fig.

wattímetro

O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. O wattímetro implementa o produto das grandezas tensão e corrente eléctrica no elemento, razão pela qual a sua ligação ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo (Figura 1.9. c).

amperímetro

O amperímetro, ou alicate amperímetro, é um instrumento utilizado para medir a corrente elétrica. O nome do aparelho faz referência aos ampéres, unidade de medida utilizada neste tipo de medição. Estes aparelhos são muito utilizados na engenharia elétrica e em diversos tipos de indústria.

ACV= corrente alternada, tensão fornecida pela companhia eletrica para sua casa. Vc acha tensao alternada ai na tomada da sua casa, saida de nobreaks, estabilizadores, etc. DCV= corrente continua. Tensao fornecidas por fontes de alimentacao , pilhas, baterias e afins.

Tem o mesmo significado somente VCC (Voltagem corrente contínua) e VDC (Voltage Direct Current), ou seja, um em português e outro em inglês.

Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

As siglas DC e AC são provenientes das siglas da língua inglesa para direct current e alternating current, que correspondem a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes DC e AC é a direção em que os elétrons se movimentam.

A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.

A resistência é medida usando um instrumento como um multímetro analógico ou multímetro digital. Ambos os tipos de instrumentos podem medir não apenas resistência, mas também corrente, tensão e outros parâmetros, para que possam ser usados em diversas situações.